Hub de Economia Verde procura voluntários para atuar em prol da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Hub de Economia Verde procura voluntários para atuar em prol da Amazônia

Hub de Economia Verde procura voluntários para atuar em prol da Amazônia
julho 15, 2021 FAS

Hub de Economia Verde procura voluntários para atuar em prol da Amazônia

15/07/2021
Pessoas montando espaço para plantio.

Com o objetivo de ampliar seu alcance e de suas ações, além de fortalecer a estrutura de parcerias, o Hub de Economia Verde e Bioeconomia na Amazônia abriu vagas para um Programa de Voluntariado, que está com inscrições abertas até 01 de agosto por meio do link https://abre.ai/inscricao-voluntariado.

O Hub atua na região amazônica desde setembro de 2020 e surgiu de uma aliança entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Green Economy Coalition, maior movimento global para acelerar a transição para economias verdes e justas no mundo, e é secretariado na Amazônia pela FAS.

Para atingir seu objetivo, o hub tem uma estratégia sistêmica e integrada em quatro linhas de ação com foco em endereçar os principais gargalos para a dinamização da bioeconomia na Amazônia, sendo eles: geração de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades através do desenvolvimento de estudos pioneiros e cursos, articulação intersetorial com a presença em fóruns nacionais e internacionais, e coordenação de grupo de trabalho sobre o tema, além de fomentar instrumentos de políticas públicas verdes e mecanismos financeiros inovadores, que entendam e atendam às necessidades da região.

A iniciativa trabalha com três frentes: uma global, em conjunto com a Green Economy Coalization, outra local, com a FAS e a frente regional, com a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Amazônia).

O voluntariado no Hub de Economia Verde visa aproximar o conhecimento do ecossistema e parceiros aos conhecimentos e habilidades dos voluntários para proporcionar experiências de crescimento, que beneficiem a todos, principalmente a Amazônia. Para isso, serão criados grupos de trabalho, divididos em diferentes frentes de ação: Tradução e Comunicação, Geração de Conhecimento, Execução e Organização, Comissão de Eventos, Captação e Mapeamento de Oportunidades, além de Pesquisa e Desenvolvimento.

O HUB procura pessoas que queiram crescer com a iniciativa, seja por meio de capacitações ou novas experiências, e promover discussões importantes sobre a economia verde na Amazônia. A disponibilidade deve ser de dois dias na semana, entre uma a duas horas diárias, por meio de home office. O tempo de voluntariado varia de acordo com a disponibilidade do participante.

A facilitadora do Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia, Marysol Goés, afirma que há soluções para construir uma nova economia na Amazônia, mas para isso é necessário olhar também para o início da cadeia produtiva, focando em construir boas bases para investimentos e bons resultados. Por isso, o Hub, seus colaboradores e voluntários terão grande importância para a região amazônica.

“Atualmente buscamos voluntários com sede de conhecimento e desejo de fazer parte das discussões e ações referentes ao fomento da bioeconomia amazônica, e economias verdes ao redor do mundo. Procuramos favorecer o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas, conectando iniciativas e experiências locais entre redes e voluntários para, assim, coletivamente acelerarmos a transição para uma economia verde, justa e inclusiva na Amazônia”, diz.

Mais informações sobre a FAS e o HUB de Economia Verde e Bioeconomia na Amazônia podem ser encontradas no site www.fasamazonia.org/hub-bioeconomia-amazonia.