Oficina Repórteres da Floresta inspira jovens ribeirinhos no III Intercâmbio de Saberes - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Oficina Repórteres da Floresta inspira jovens ribeirinhos no III Intercâmbio de Saberes

Oficina Repórteres da Floresta inspira jovens ribeirinhos no III Intercâmbio de Saberes
novembro 21, 2014 FAS

Oficina Repórteres da Floresta inspira jovens ribeirinhos no III Intercâmbio de Saberes

21/11/2014

Os alunos dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) receberam capacitações em fotos, textos e rádio, esta semana em Manaus. A programação fez parte do III Intercâmbio de Saberes, semana  que levou jovens de comunidades do interior do Estado em visitas e atividades na Arena Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e também a escola pUblica Maria Isabel Estenno e Silva, em Iranduba. O evento foi fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM).
Os alunos registraram as atividades da semana e produziram materiais de texto e rádio com a orientação da jornalista das Rádios Eldorado e Estadão, Paulina Chamorro. A iniciativa contou com o apoio da Samsung, que doou 40 câmeras e viabilizou o Projeto Repórteres da Floresta.
A ida da jornalista à Manaus teve o apoio da TAM.

O objetivo da FAS é que em 2015 mais alunos dos NUcleos possam participar de novas Oficinas. A ideia é capacitar jovens repórteres, que retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.
Veja algumas fotos e trechos dos textos produzidos pelos alunos:
“A sala de mUsica é muito linda, me encantei muito. Como eu tenho o sonho de participar de aula de mUsica pude ver como funciona. Na sala tem vários instrumentos, principalmente violões – que eu tenho vontade de aprender tocar”.
(Marionato da Silva Ribeiro, Escola Municipal Victor Civita â?? Comunidade do Abelha, RDS Juma)
“Hoje em dia, a capoeira é conhecida como uma arte e os jovens lutam com muito cuidado, pois essa luta requer muita rapidez, agilidade e raciocínio logico. Já o Taicondô é uma arte marcial do Oriente. Todas essas lutas são usadas em forma de graduação dentro da sala de aula e os alunos não podem utilizar na rua como violência”.
(Laelson Ribeiro Palheta, Escola Municipal Victor Civita â?? Comunidade do Abelha, RDS Juma)
“Todos os alunos compartilharam com a gente e é muito incrível a maneira que eles são. Alegres, sorrindo, e é muito bom ver uma pessoa alegre. Naquele espaço tem as mesas para fazer as refeições, tem uma mesa de ping-pong onde tinham meninos brincando. Lá também tem um espaço onde praticam dança”.
(Jetuliu Ribeiro Paes, Escola Municipal J.W. Marriott â?? Comunidade Boa Frente, RDS Juma)

*Colaborou Paula Gabriel

asa sa fotos