Parceria entre FAS e Sebrae/AM incentiva o turismo na RDS do Rio Negro e do Uatumã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Parceria entre FAS e Sebrae/AM incentiva o turismo na RDS do Rio Negro e do Uatumã

Parceria entre FAS e Sebrae/AM incentiva o turismo na RDS do Rio Negro e do Uatumã
outubro 20, 2011 FAS

Parceria entre FAS e Sebrae/AM incentiva o turismo na RDS do Rio Negro e do Uatumã

20/10/2011

Para favorecer a geração de renda através do turismo no interior do Amazonas, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), percorreu entre os dias 3 e 7 de outubro a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã e entre os dias 10 e 14 a RDS do Rio Negro. Ao todo, 63 comunitários receberam lições de empreendedorismo, através da capacitação “Aprender a Empreender e Atendimento ao Cliente”, ministrado por instrutores do Sebrae.

A capacitação tem como objetivo favorecer a geração de renda através de iniciativas empreendedoras no setor turístico, envolvendo 35 participantes do Uatumã e 28 comunitários da RDS Rio Negro. Foram ministradas 30 horas de atividades de conhecimento teórico e prático, incluindo lições para gestão e técnicas de atendimento a clientes.

Ao todo, 63 comunitários receberam lições de empreendedorismo (AcervoFAS)

A expectativa é que a partir da segunda quinzena de novembro, FAS e Sebrae/AM possam ajudar os comunitários na elaboração dos seus próprios planos de negócios, baseados nos conhecimentos ministrados no curso.

Os planos devem ser aplicados no gerenciamento de pousadas, restaurantes, centros de souvenirs e de artesanato, que já estão em processo de construção. Os empreendimentos deverão receber mobílias e equipamentos novos, através do componente Renda do Programa Bolsa Floresta.

Incentivo

A Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e a RDS Uatumã são duas das 15 unidades de conservação atendidas pelo Programa Bolsa Floresta. O programa incentiva a geração de renda sustentável no interior do Amazonas, apoiando diretamente cerca de 35 mil pessoas.