Projeto de melhoria da educação em comunidades ribeirinhas beneficia mais de 400 estudantes - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto de melhoria da educação em comunidades ribeirinhas beneficia mais de 400 estudantes

Projeto de melhoria da educação em comunidades ribeirinhas beneficia mais de 400 estudantes
dezembro 30, 2021 FAS

Projeto de melhoria da educação em comunidades ribeirinhas beneficia mais de 400 estudantes

Oficinas disponibilizadas dentro do projeto agregam saberes de educomunicação, práticas de leitura e arte, e práticas agroecológicas.

30/12/2021
Alunos reunidos em comunidade no interior do Amazonas, realizando uma exposição de fotos.

Mais de 400 estudantes de comunidades da Amazônia serão beneficiados com o projeto “Educação Ribeirinha”, que realizará oficinas de ensino complementar com propostas de melhorias na educação. A iniciativa foi lançada em novembro e será executada pelo Programa de Educação para Sustentabilidade (PES) da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc/AM), e com financiamento de uma emenda parlamentar da deputada estadual e professora Therezinha Ruiz (PSDB).

As comunidades que receberão o projeto são: Abelha e Boa Frente, em Novo Aripuanã; Três Unidos, em Manaus; Tumbira, em Iranduba; São Francisco do Caribi, em Itapiranga; e Punã, no município de Uarini. Os alunos beneficiados fazem parte dos ensinos fundamental e médio de escolas localizadas em Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS.

As oficinas disponibilizadas dentro do projeto agregam saberes de educomunicação, práticas de leitura e arte, e práticas agroecológicas, promovendo, assim, o desenvolvimento e a capacitação na elaboração de textos e  ações que protegem o meio ambiente dentro de suas comunidades, proporcionando novos hábitos e gerando conscientização dos alunos sobre os aspectos ambientais da Amazônia.

Entre as ações previstas, há um destaque para a realização do Encontro dos Educadores da Floresta, que acontecerá anualmente, e os seminários trimestrais sobre Educação Ribeirinha, com a participação de instituições parceiras, como a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), entre outros.

Além disso, a iniciativa prevê a revisão e a atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos, produção de materiais pedagógicos colaborativos, a partir da vivência dos professores, entre outras ações voltadas para a criação de um modelo de educação relevante, contextualizada e de qualidade para a Amazônia.

O financiamento do projeto, feito por meio de uma emenda parlamentar apresentada pela deputada estadual e professora Therezinha Ruiz, destinou R$ 390 mil para a realização do “Educação Ribeirinha”. A deputada reafirmou a importância desse projeto para a educação e para o meio ambiente nas áreas ribeirinhas. “É muito importante ter programas deste tipo para a educação do Estado. É um grande passo para construir um futuro melhor. Ensinar aos alunos, desde cedo, que sustentabilidade e meio ambiente fazem toda diferença na educação do estado do Amazonas. É um orgulho muito grande poder ver a disposição e motivação dos alunos para aprender e agregar mais para suas vidas”, disse a parlamentar.

A supervisora educacional da FAS e responsável pelo projeto, Silvana Souza, explica que é importante o “Educação Ribeirinha” oferecer temáticas diferenciadas, favorecendo as tradições e vocações das comunidades. “Através do projeto será possível levar uma educação relevante, contextualizada e que valoriza os saberes e fazeres dos alunos dentro das comunidades, em busca de construir um modelo de educação que possa ser replicável e inspirar políticas públicas, beneficiando principalmente os estudantes que vivem em áreas remotas da Amazônia”, afirma.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.