Projeto ‘Repórteres da Floresta’ lança primeiro guia para educomunicadores - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto ‘Repórteres da Floresta’ lança primeiro guia para educomunicadores

Projeto ‘Repórteres da Floresta’ lança primeiro guia para educomunicadores
abril 7, 2021 FAS

Projeto ‘Repórteres da Floresta’ lança primeiro guia para educomunicadores

Livro relata métodos, práticas e experiências do projeto educacional em comunidades ribeirinhas

07/04/2021
Jovens reunidos durante oficina do projeto Repórteres da Floresta, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Com objetivo de orientar o público sobre a educomunicação, nome dado ao modelo de educação baseada na utilização de recursos de mídia, e como pode ser aplicada na realidade de comunidades amazônicas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança a primeira edição da obra ‘Repórteres da Floresta: um guia para educomunicadores’. O livro reúne metodologia, ferramentas, produtos e práticas da educomunicação vivenciadas em seis anos do projeto da FAS, realizado com jovens ribeirinhos do interior do Amazonas.

Criado em 2014, o projeto Repórteres da Floresta é uma parceria entre a FAS e a Samsung, apoiada pelo Fundo Amazônia/BNDES. Os estudantes de cinco Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da FAS no estado recebem oficinas de rádio, vídeo e produção de texto para apresentar suas perspectivas como jovens da floresta para o mundo, por meio da prática de educomunicação.

Segundo o coordenador do projeto na FAS, Amandio Silva, os leitores encontrarão no guia diversas atividades com temáticas de fotografia, jornal impresso, redes sociais, rádio, entre outras. O objetivo do livro é que a experiência de educomunicação possa ser replicada em outras localidades da Amazônia.

“Nosso desejo é que o guia possa ser utilizado por jovens ou adultos e que as atividades de educomunicação contribuam no desenvolvimento das pessoas. Todo o conhecimento que está no guia foi construído com os alunos do projeto ao longo dos anos, e ter esse saber disponível para todos, em formato de livro, é muito gratificante”, diz o coordenador.

Nas páginas do guia, o leitor poderá encontrar o QR Code que o levará para mais informações sobre os ensinamentos do livro. Além de teoria e práticas da educomunicação, o guia possui relatos de cinco ex-participantes do projeto e como a experiência transformou a vida deles.

Uma das ‘Repórteres’ é Odenilze Ramos, que participou do projeto entre 2014 e 2017 na comunidade do Tumbira. Por meio da ação, ela teve a oportunidade de viajar para São Paulo e até para a Alemanha.

“Além de poder contar sobre minha comunidade, pude vivenciar grandes experiências pessoais e profissionais. Lembro-me que, no segundo ano como repórter da floresta, em 2015, fui convidada para cobrir um evento em São Paulo e ainda conheci grandes editoras e emissoras de TV. Foi um grande aprendizado para mim, enquanto jovem que estava participando de um projeto de educomunicação”, relata Odenilze. Atualmente, ela é ativista ambiental, lidera movimentos sociais e usa o aprendizado adquirido para falar da Amazônia em documentários e outros projetos.

Para Amandio, faz parte do DNA do Repórteres da Floresta desenvolver o potencial de seus participantes. “O Repórteres sempre teve em sua lógica métodos para que o participante pudesse desenvolver competências para retratar sua realidade e fortalecer o ensino formal como leitura, redação e português”, informa.

Ao longo de seis anos, o Repórteres da Floresta envolveu 125 estudantes dos NCS Agnello Bittencourt (RDS do Rio Negro), NCS Assy Manana (APA do Rio Negro), NCS Márcio Ayres (RDS Mamirauá), NCS Uatumã (RDS Uatumã) e NCSs Boa Frente e Abelha (RDS do Juma).

Acesse o guia aqui.