pt Português
pt Português
pt Português

Publicações

23/06/2021

Empreendedoras Indígenas no Amazonas

Baixar Publicação

O projeto “Jovens Empreendedoras Indígena: empreender para resistir” faz parte de um projeto maior denominado “Empreendedoras Indígenas: alinhando a cultura às novas iniciativas” coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável através da Agenda Indígena. O contexto atual exige que os povos indígenas busquem alternativas de geração de renda, sem perder a identidade cultural e o sentimento do coletivo, mesmo morando nos grandes centros urbanos ou nas periferias.

Os jovens indígenas apesar de estarem na cidade e ter acesso a outros bens, necessitam empreender para viver, gerar trabalho e renda, além de resistir as contrastes ambientais e socioeconômicos. A maioria dos jovens indígenas que vivem na cidade não tem uma qualificação técnica. Vivem da venda de artesanatos e outros produtos indígenas.

Esse projeto foi desenvolvido com 29 jovens indígenas que vivem no Parque das Tribos, Tarumã-Açú, Manaus, Amazonas. E foi executado pela Fundação Amazonas Sustentável, através da Agenda Indígena com apoio financeiro da Embaixada da Suíça no Brasil.