Reportagem FAS Conhecimento - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Reportagem FAS Conhecimento

A FAS produziu 181 publicações, entre livros, cartilhas e textos técnicos sobre a sociobiodiversidade na Amazônia, o que contribuiu com o aprofundamento e geração de conhecimento sobre problemáticas e soluções no bioma

O que sabemos sobre a Amazônia é muito pouco perto de todo o conhecimento que ela guarda em si. Reconhecendo-se aprendiz da terra e de nossos povos, que tanto ensinam sobre o conservar, a FAS trabalha para difundir e aprofundar os conhecimentos e o debate sobre a sociobiodiversidade amazônica.  

Fruto das experiências acumuladas em 15 anos de história e da construção colaborativa com as populações locais, a organização produz um vasto e crescente conjunto de obras dedicadas a aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais da região, que contribui com a construção de conhecimento de todos. 

Parte da estratégia institucional de geração de conhecimento, a FAS também constrói e mantêm parcerias com instituições de ensino e pesquisa em nível regional, nacional e internacional. Através delas, estudos são realizados em áreas de incidência da fundação e sobre temas como melhoria dos sistemas de produção sustentável em comunidades ribeirinhas, economia verde, impactos das mudanças climáticas na saúde pública. 

Entre 2008 e 2022, a FAS foi responsável por 181 publicações entre artigos científicos, livros, boletins, relatórios, entre outros formatos editoriais. Cada produção é planejada e feita de acordo com a linguagem e abordagem ideal para os grupos que buscamos mobilizar.  

Menina segurando livro durante atividade de leitura realizada em sua atividade no interior do Amazonas.
Foto: Samara Souza

Cartilhas de conscientização ambiental para crianças, guias de agroecologia para comunidades ribeirinhas na Amazônia, e manuais de apoio e fomento de cadeias produtivas como o turismo sustentável e o manejo de pirarucu estão entre os perfis de conteúdos que compõem o catálogo de fundação 

Crianças segurando livro criado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) sobre educação.
Foto: Rodolfo Pongelupe

Prontos e impressos, os materiais seguem em direção aos seus públicos e são distribuídos em escolas, centro comunitários, Unidades de Conservação, Terras Indígenas e em outros territórios onde a FAS atua. Em um ciclo que se completa e se retroalimenta, o encontro entre o saber técnico-científico e os conhecimentos tradicionais pode germinar novas visões e entendimentos sobre a floresta e as pessoas que nela vivem, contribuindo com o desenvolvimento regional em bases sustentáveis e inclusivas. 

Assita ao lançamento do estudo “Economia verde na Amazônia no contexto da COVID-19”, organizado pelo Hub de Bioeconomia Amazônica, rede secretariada pela FAS

O catálogo de publicações também está no site da FAS, disponível de forma gratuita com o propósito que ele consiga chegar a outras leitoras, leitores e lugares, e a intenção de que a Amazônia seja mais lida, conhecida e, assim, protegida pela sociedade: