Reportagem FAS Transparência e Gestão - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Reportagem FAS Transparência e Gestão

A FAS é exemplo em transparência e gestão. A cada semestre, a FAS apresenta suas demonstrações financeiras para uma auditoria independente. Todas as 30 avaliações foram aprovadas sem ressalvas   

Entre o sonhar e o agir, o planejamento e a prática, existe uma linha que percorre, entrelaça e unifica tudo o que a Fundação Amazônia Sustentável realiza, desde a origem. Para que programas e projetos em prol da floresta e das pessoas da região saiam do papel e se tornem realidade, é preciso de uma estrutura sólida de gestão. A FAS é constituída por um sistema integrado de gestores e conselheiros que representam a sociedade civil, o poder público e os segmentos do empresariado e da academia.  

A cada semestre, a FAS submete suas atividades financeiras a uma auditoria especializada, conduzida de forma independente pela PwC Brasil. Feitas as verificações técnicas, que incluem o balanço patrimonial, demonstrações do resultado, e os fluxos de caixa, as prestações financeiras são então encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). As análises finais ficam a cargo do órgão, de acordo com a legislação que rege a atuação de organizações não-governamentais.  

As auditorias têm sido efetuadas de forma consecutiva há mais de 14 anos, desde a criação da FAS, em 2008. Das 30 demonstrações financeiras apresentadas até o momento, todas foram aprovadas sem quaisquer ressalvas. “A aprovação sem ressalvas de uma auditoria independente significa a perfeição e segurança das contas da organização e mostra o compromisso com a transparência na gestão e a prestação de contas”, comenta Luiz Villares, superintendente administrativo financeiro da organização. 

Os relatórios, contratos, demonstrativos e execuções financeiras anuais são atualizados periodicamente e são abertos à acesso público pelo site da FAS 

A instituição segue no aprimoramento contínuo de seus sistemas de estruturação e gerenciamento de dados, para que a informação de projetos e programas de seus mais variados eixos de atuação, de saúde à conservação ambiental, estejam associados, refletindo a abordagem sistêmica que caracteriza a FAS, e disponíveis em tempo real. 

Michelle Costa, superintendente de gestão e planejamento da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Foto: Rodolfo Pongelupe

“Do ponto de vista de inovação tecnológica, nós, como organização não governamental que atua na Amazônia, estamos na vanguarda de muitos processos e em fazer interligar desenvolvimento sustentável com o que há de ponta na tecnologia” 

Michelle Costa, superintendente de Gestão e Planejamento da FAS 

A transparência nos dados e na gestão conferem credibilidade nacional e internacional ao à FAS e fortalecem nossas relações com parceiros e financiadores, que garantem os recursos para que a nossa missão institucional continue a ser cumprida: perpetuar a Amazônia viva, com e para todas as pessoas. 

A missão da Fundação Amazônia Sustentável

Acesse a página de Transparência da FAS e saiba mais sobre a estrutura e os mecanismos de gestão e monitoramento da instituição: