Reportagem Saúde na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Reportagem Saúde na Amazônia

A FAS instalou 66 pólos de telessaúde em 22 municípios na Amazônia, com atendimento a 2.305 pessoas e capacitação de 999 profissionais de saúde 

“É ir para Manaus e se recuperar lá”, conta Krisiane Brito do Nascimento. “Se vier pra cá e passar mal, corre o risco de perder a vida, porque é muito longe, vocês sabem. Ainda mais em uma hora de desespero, o banzeiro* forte”. A fala da agente de saúde retrata os percalços para se conseguir acesso à saúde na Comunidade Tumbira, no Rio Negro, mas que representa também a realidade de tantas outras áreas interioranas na Amazônia.  

Mulher pilotando lancha para chegar até sua comunidade no interior do Amazonas.
Grandes distâncias até os polos hospitalares e falta de comunicação eram desafios enfrentados pela agente comunitária de saúde, Krisiane do Nascimento na Comunidade Tumbira, às margens do Rio Negro (AM). Foto: Rodolfo Pongelupe 

Longas viagens até o posto de atendimento mais próximo e a escassez de remédios, equipamentos e profissionais estão entre os entraves que colocam a região Norte nas últimas posições em termos de expectativa de vida no Brasil, de acordo com levantamento do projeto Amazônia 2030. 

Assista ao documentário “Entre banzeiros e canoas”: 

A vitalidade da maior floresta tropical do mundo e a saúde dos povos que nela vivem estão intimamente ligadas; não há chance de sustentabilidade ambiental sem a presença e cuidado humanos. A FAS acredita nessa conexão e há 15 anos cuida do bem-estar das pessoas que estão na linha de frente da conservação da Amazônia.  

A instituição propõe soluções às principais necessidades relacionadas à saúde dos amazônidas, com foco na atenção primária em comunidades ribeirinhas e indígenas. Investimos na formação continuada de agentes comunitários de saúde, em temas como vacinação, fisiologia e saúde infantil. Ao todo, 999 profissionais da região já foram capacitados em oficinas e treinamentos da FAS. 

Enfermeira apresentando material de prevenção e proteção ao COVID19, produzido USAID para comunidade no Amazonas.
Em apoio aos governos locais, a FAS e parceiros promovem cursos de capacitação de agentes de saúde em interiores da Amazônia. Foto: Rodolfo Pongelupe 

A saúde não espera. No tratamento de doenças e na resposta técnica e qualificada no tempo exato, a tecnologia é aliada para driblar distâncias e trazer mais perto atendimento a quem precisa. Por isso, 66 pontos de telessaúde já foram instalados em 22 municípios, 22 Unidades de Conservação (UCs) e 16 Terras Indígenas (TIs) na Amazônia. 

Os pontos de conectividade são equipados com estrutura de atendimento e acesso à internet para consultas online e têm à disposição as especialidades de medicina, enfermagem e psicologia. Desde o começo da iniciativa, mais de 2.300 pessoas foram atendidas através do sistema de telessaúde.  

A FAS também atua na implementação de sistemas de energias limpas e renováveis, como as de origem solar, que garantem o funcionamento de unidades de atendimento em áreas ribeirinhas e rurais da região. 

“A falta de energia é um problema muito grande para nós como profissionais. Quando a gente tem uma criança, por exemplo, com pneumonia, é uma doença que a gente pode tratar aqui mesmo no polo, só que, devido à falta de energia, não tem como fazer a nebulização, então a gente tem que remover a criança para o município mais próximo”, explica a enfermeira do Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes (MRSA), Claudia Mariscal. Em 2020, placas solares foram instaladas no polo, que atende cerca de 105 famílias do povo Madija Kulina. 

Ricardo Cavalcante, enfermeiro que atua no apoio aos cuidados de sua comunidade no interior do Amazonas.

“Muitas vezes a rádio do distrito nem escutava a gente, a comunicação era escassa. Eu acho que o projeto vai ajudar bastante a gente. Se acontecer algum agravo de saúde na aldeia, a gente pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe técnica”. 

Ricardo Cavalcante, agente de saúde indígena na Aldeia Massapê, no Vale Javari (AM), onde a FAS instalou um ponto de telessaúde 

Saiba mais sobre os projetos e programas em saúde promovidos pela FAS: