Os anseios, desafios e oportunidades para a Amazônia serão levados ao Papa Francisco e Vaticano em outubro de 2019, durante o inédito sínodo da Igreja Católica sobre a região. O evento preparatório aconteceu em Manaus nos dias 7 e 8 de março, com o objetivo de reunir diferentes setores da sociedade para um diálogo inter-religioso sobre o tema, à luz do desenvolvimento sustentável.
O evento foi realizado pela Arquidiocese de Manaus, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com apoio da a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), e Instituto Clima e Sociedade (ICS).
“O seminario visou identificar iniciativas promissoras que apontassem caminhos para o desenvolvimento sustentável, bem como recomendações orientadas para a promoção da conservação na Bacia Amazônica, além de analisar como as religiões podem promover a espiritualidade, cultivar as virtudes e realizar o diálogo inter-religioso em nível local.”
O painel versou sobre a agenda econômica para a região, com foco em grandes obras e infraestrutura, com a especialista no assunto Ana Cristina Barros, e mudanças climáticas e impacto econômico, com Sérgio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas. A moderação foi feita pela coordenadora do portfólio Política Climática e Engajamento, Alice Amorim, do Instituto Clima e Sociedade.
O painel versou sobre agenda ambiental, com foco na proteção dos rios e lagos, e desmatamento e degradação florestal. Participaram os doutores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA): Adalberto Val e Philip Fearnside, com moderação de Eduardo Taveira, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.