Artigo com resultados da atuação da FAS na Amazônia é premiado pelo Ipea - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Artigo com resultados da atuação da FAS na Amazônia é premiado pelo Ipea

Artigo com resultados da atuação da FAS na Amazônia é premiado pelo Ipea
dezembro 15, 2022 FAS

Artigo com resultados da atuação da FAS na Amazônia é premiado pelo Ipea

Estudo traz resultados práticos da abordagem sistêmica da Fundação Amazônia Sustentável em Unidades de Conservação.

15/12/2022
Imagem panorâmica da comunidade São Sebastião do Uatumã no interior do Amazonas.

A atuação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) ganhou mais um reconhecimento no mundo acadêmico. O artigo “Abordagem sistêmica para o desenvolvimento sustentável da amazônia profunda”, publicado pelo professor Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, foi selecionado pelo Comitê Julgador como 1º lugar do Prêmio Ipea de Excelência em Pesquisa Roberto Campos. O artigo foi publicado na Revista Tempo do Mundo. 

O trabalho apresenta a base conceitual e metodológica da abordagem sistêmica desenvolvida a partir da experiência da FAS em Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas. A atuação nestas localidades apresentou resultados concretos na redução da pobreza, do desmatamento, além de melhoria significativa da qualidade de vida das populações locais. 

O artigo aborda conceitos como o da bioeconomia amazônica e a aplicação da abordagem sistêmica na Amazônia profunda a partir dos eixos: saúde; educação e cidadania; empoderamento; geração de renda; infraestrutura comunitária; conservação ambiental; gestão e transparência; PD&I. Esses eixos dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

A emergência climática global exige pensar em soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para Viana, apesar das complexidades do território amazônico e as dificuldades impostas, os resultados da FAS mostram que é possível alcançar resultados positivos.  

“Este é um cenário que permite ter esperança com relação à proteção ambiental e à prosperidade das sociedades amazônicas, desde que sejam mobilizados recursos à altura dos desafios que o atual contexto apresenta”, avalia. 

Leia o artigo na íntegra. 

Sobre Virgilio Viana 

Virgílio Viana é engenheiro florestal, doutor em Biologia pela Universidade de Harvard, pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. Foi Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 a 2003 e professor colaborador da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Brasil, de 2003 a 2008. Ex Presidente da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Atualmente é superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS); coordenador da iniciativa da ONU: Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável – Amazônia (SDSN); membro nomeado da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano; presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO); idealizador da Aliança Covid Amazônia e membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia; professor associado especial  da Fundação Dom Cabral. 

Sobre a FAS 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.