Força Tarefa do GCF: o que esperar da reunião -

Força Tarefa do GCF: o que esperar da reunião

Força Tarefa do GCF: o que esperar da reunião
15 de março de 2022 FAS FAS

Após dois anos de hiato por conta da pandemia de Covid-19, começa amanhã, dia 16, em Manaus, a 12.ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O que podemos esperar desta reunião?

O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste de Manaus, e conta com a presença de 38 governadores de estados e províncias que têm o propósito de proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões do desmatamento e degradação florestal e promover caminhos realistas para o desenvolvimento rural de manutenção da floresta.

Para Virgilio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a reunião é de extrema importância do ponto de vista do momento em que vivemos do aumento do desmatamento da Amazônia.

“A pressão sobre a Amazônia brasileira, peruana, colombiana e das florestas da bacia do Congo, na África, no sudeste asiático, Indonésia, Malásia e outras florestas têm aumentado, por isso a importância dessa reunião para reunir o potencial de resoluções dos representantes dessas áreas”, explica o Superintendente Geral da FAS.

Viana comenta ainda que a expectativa para a reunião é de que os esforços resultem na redução do desmatamento, na promoção da prosperidade social, econômica e ambiental das populações que vivem na floresta e nas cidades próximas às áreas de floresta.

No dia 16 de março, a reunião será apenas para os membros da GCF Task Force. Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 17h, o evento é aberto ao público e será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, com a realização de quatro debates e ainda uma feira com produtos da bioeconomia amazônica.

Como acontecerá a reunião Força Tarefa do GCF

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), a reunião anual da Força Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP), inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia.

O MAP irá traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, concentrando-se em quatro áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.

Cada trilha destacará estratégias e soluções ousadas, e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.

Devido à Covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A Secretaria da Força Tarefa do GCF e o Governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses, para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.

O encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a Secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail [email protected].

 

Por Equipe de Comunicação em colaboração com Virgilio Viana.