Como o desmatamento na Amazônia tem afetado a saúde pública? - Blog da FAS

Como o desmatamento na Amazônia tem afetado a saúde pública?

Como o desmatamento na Amazônia tem afetado a saúde pública?
24 de novembro de 2023 FAS FAS

O ano de 2023 continua sendo marcado por diversas situações graves de desmatamento na Amazônia. O lar de uma biodiversidade incomparável e fundamental para a regulação do clima global tem enfrentado desafios persistentes relacionados à degradação ambiental. Mesmo que soluções e esforços estejam em andamento para mitigar o desmatamento, os números ainda continuam sendo alarmantes.

Diversas situações contribuem para o desmatamento na Amazônia, incluindo a expansão da agricultura, exploração madeireira ilegal, a mineração e a construção de estradas, que também contribuem para a destruição da floresta.

E essa situação não afeta somente a perda de biodiversidade ou o desempenho da Amazônia na regulação do clima global; isso também afeta diretamente a população. O desmatamento ocasiona impactos nas populações indígenas e comunidades tradicionais que dependem da floresta para sua subsistência. Além disso, muitos desses grupos enfrentam a perda de seus territórios tradicionais, bem como a contaminação de rios e recursos naturais devido à atividade industrial.

Um problema interligado é o desmatamento e as queimadas, que têm impactos devastadores na natureza e na vida humana. Essas atividades humanas têm sido motivo de preocupação crescente nas últimas décadas, devido aos efeitos negativos que exercem sobre o meio ambiente e a biodiversidade, além de contribuírem significativamente para as mudanças climáticas.

Desmatamento afetando a saúde pública

Uma das consequências dessas queimadas advindas do desmatamento na Amazônia é o impacto da poluição do ar na população. Logo no início de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 1.400 focos de incêndios no Sul do estado do Amazonas, atingindo cidades como Humaitá, Lábrea e Manicoré. Os níveis de poluição do ar no estado do Amazonas têm atingido níveis insalubres, o que aumenta os riscos à vida humana.

Essa queima de vegetação libera poluentes atmosféricos prejudiciais, como partículas finas e gases tóxicos. A exposição a esses poluentes está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer de pulmão.

Outra consequência na saúde pública devido ao desmatamento é o impacto na segurança alimentar. O desmatamento e a degradação ambiental podem afetar a disponibilidade de alimentos e a subsistência de comunidades locais. Isso pode levar à insegurança alimentar e à desnutrição, que, por sua vez, têm efeitos negativos especialmente em áreas rurais.

Além disso, também é notável o aparecimento de problemas de água e saneamento, ou seja, as florestas que vêm sendo destruídas podem afetar a qualidade e a disponibilidade de água, levando a problemas de saúde relacionados à água contaminada ou até mesmo a escassez.

É uma série de efeitos diretos e indiretos na saúde pública, que vão desde a poluição do ar e das águas até o aumento das doenças infecciosas e a insegurança alimentar. Portanto, a conservação das florestas e a adesão de práticas sustentáveis são fundamentais para proteger a saúde da população e o equilíbrio dos ecossistemas.

Leia também:

Poluição do ar, saúde e economia da Amazônia

Como cuidar da saúde em meio às fumaças do desmatamento?

Existem diversas maneiras de cuidar da saúde nesse momento crítico ocasionado pelo desmatamento, mas o principal é manter-se protegido das fumaças para quem vive em uma área afetada pelo desmatamento ou em regiões próximas. Algumas medidas que podem ser tomadas:

Fique informado

É bom estar sempre atento quando a qualidade do ar estiver ruim devido aos incêndios florestais. Evite passar tempo ao ar livre, principalmente em áreas com muita fumaça. Mantenha as portas e janelas fechadas para evitar a entrada de fumaça em sua casa.

Monitore a qualidade do ar

Atente-se aos índices de qualidade do ar em sua área. Uma dica para quem mora no Amazonas é fazer uso do monitoramento chamado SELVA, um sistema desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, que monitora a qualidade do ar em diversas partes da Amazônia.

Mas, para quem não é do estado, muitos governos e organizações oferecem informações atualizadas sobre a qualidade do ar em tempo real.

Ações simples ajudam

Colocar um purificador de ar dentro de casa, usar máscara de proteção quando necessário e manter-se hidratado são algumas atitudes que ajudam no combate às consequências do desmatamento. É importante ficar sempre em alerta, principalmente se você tiver crianças, idosos ou pessoas com problemas cardiorrespiratórios dentro de casa.

Vale lembrar que a exposição prolongada às fumaças de desmatamento pode piorar a situação de saúde de pessoas que estejam vulneráveis a diversos problemas. Portanto, é recomendado seguir essas medidas para se proteger e buscar assistência médica quando necessário.

O desmatamento na Amazônia é uma questão crítica que continua a exigir atenção global. A conservação da floresta é essencial para todos, e a conscientização e tomadas de decisões são essenciais para enfrentar esse desafio de garantir um futuro sustentável para a Amazônia e para o nosso planeta como um todo.


Equipe FAS