Ceclima abre IX Encontro de Lideranças, promovido pela FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Ceclima abre IX Encontro de Lideranças, promovido pela FAS

Ceclima abre IX Encontro de Lideranças, promovido pela FAS
outubro 30, 2012 FAS

Ceclima abre IX Encontro de Lideranças, promovido pela FAS

30/10/2012

O coordenador geral do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), João Talocchi, abriu a programação de palestras do IX Encontro de Lideranças das Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF), nesta segunda-feira (29). Na ocasião, ele apresentou os indicadores para programas e projetos de REDD+ (Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Desmatamento e Degradação Florestal), salientando os papéis da conservação florestal, do manejo florestal sustentável e do aumento dos estoques de carbono. O evento acontece na Inspetoria Laura Vicuna, Av. André AraUjo, 2230, Aleixo.

Durante a palestra, Talocchi enalteceu a necessidade de estabelecer padrões de certificação para esses programas e projetos de REDD+, destacando benefícios sociais e ambientais, além do acompanhamento dos riscos por meio de indicadores, os chamados “salvaguardas”. 

Segundo ele, o Amazonas está iniciando sua política de REDD+, o que requer uma adaptação às especificidades locais, geográficas e de indicadores. Os princípios e critérios necessitam de definições e recursos. Um diálogo direto com instituições e sociedade civil é um dos caminhos para resolver esses gargalos.

 “A distribuição de benefícios ainda não está clara e deverão ser discutidas caso a caso com as comunidades. Sobre quem vai monitorar também não existe definição, porém é importante que ocorra interlocução em nível municipal. Reuniões e oficinas serão fundamentais para a definição participativa destes atores e aspectos”, comenta.

 No mês de novembro, está previsto pelo Ceclima um evento, em parceria com a Care International, entre os dias 21 e 22, para as definições preliminares de princípios e critérios, como capacitações e assuntos relacionados ao REDD+ como, por exemplo, lições aprendidas de experiências no Acre, que mais se assemelham com a realidade do Amazonas.

 O IX Encontro de Lideranças é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que incentiva a promoção de sustentabilidade em 15 Unidades de Conservação (UCs), beneficiando mais de 35 mil pessoas em todo Estado.