EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros.

Correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora. São dezenas de atrações ligadas ao tema que acontecem gratuitamente e simultaneamente por toda a cidade, em parques, praças, shoppings e outros espaços públicos.

Todo o festival acontece com participação de centenas de empresas e parceiros e apoio de voluntários e também com cocriação de diferentes organizações que fazem parte de um Conselho Criativo e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura.

O festival tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Coca-Cola.

Virada Sustentável 2021

Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social e políticas públicas estão entre os temas que serão debatidos no Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, com a participação de ativistas, especialistas nas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. A programação, correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), ocorrerá virtualmente através do canal “Virada Sustentável” no YouTube.

Programação:

27/11

8h – Limpeza dos Igarapés na Marina do Davi em parceria com a Remada Ambiental e Igarapés Limpos

9h – Oficina de Educação Ambiental com o grupo Soul do Monte, no Monte das Oliveiras

08h – Feira da FAS, no Largo São Sebastião

  • 10h – Apresentações de teatro para crianças com Mel Angeoles
  • 16h – Aulas de yoga com Andreia Omena
  • 18h30 – Performances musicais do grupo Curumim na Lata
  • 19h30 – Apresentações da cantora Márcia Novo

28/11

No domingo, as atividades terão início às 10h e acontecem no bairro Redenção, divididos nas sedes do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) e Transformação, e na Rua São Vicente.

  • 10h – Apresentações de Mel Angeoles e espaço Pequenos Curupiras da FAS, na Sede Transformação
  • 14h – Oficina “Vamos Falar de Política”, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Politize, na
  • na Sede Transformação
  • 14h – “Oficina de Papel Semente”, na sede do REUSA
  • 14h – Diversas apresentações no palco montado no local e ações voltadas para as crianças realizadas pelo Conselho Criativo da FAS, na Sede Transformação
  • 14h – Apresentações no palco montado no local e ações voltadas para as crianças realizadas pelo Conselho Criativo da FAS, na Rua São Vicente
  • 15h – “Oficina de Compostagem”, na sede do REUSA
  • 16h – “Oficina de troca de pneu em bicicleta e noções básicas de manutenção e comportamento”, liderado pelo Movimento Pedala Manaus, na Sede Transformação

Lançamento do 2º Fórum da Virada Sustentável Manaus

A cerimônia que marcará o encerramento das atividades e o lançamento do 2ª Fórum da Virada Sustentável Manaus será apenas para público convidado e acontece às 19h, no Palácio Rio Negro, com apresentações artísticas de Celdo Braga e da Orquestra de Violões.

Fórum online

Seguindo para o ambiente virtual, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, no canal “Virada Sustentável”, no YouTube, acontece o “2º Fórum da Virada Sustentável Manaus”, que trará para o ambiente online a interação já presente no evento presencial. 

O fórum terá um painel por dia para debater os temas: urgência climática e Amazônia, clima, pagamentos por serviços ambientais hídricos no Estado do Amazonas, economia circular e diversidade, com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, grupos independentes, entre outros.