Debater a temática ambiental sob a perspectiva do Amazonas, no Brasil, é o objetivo da FAS com a promoção de eventos paralelos durante a COP16 : FAS Amazônia
30/11/2010
Outros

Debater a temática ambiental sob a perspectiva do Amazonas, no Brasil, é o objetivo da FAS com a promoção de eventos paralelos durante a COP16


Durante a COP16, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), promoverá dois eventos paralelos com o objetivo de debater a temática ambiental, com foco no REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação, aliado a ações de conservação e manejo florestal), a partir da experiência da organização com trabalho de campo realizado em comunidades do Amazonas.

COP16

O primeiro encontro organizado pela FAS, que está na agenda oficial da COP16, é o debate “Lições aprendidas de projetos e novas metodologias do REDD”. Agendado para o dia 30 de novembro, o evento discutirá as diferentes iniciativas de REDD, além de debater como garantir a viabilidade de projetos iniciados por entidades privadas ou organizações não-governamentais, como a FAS.

O sistema Voluntary Carbon Standard (VCS) também apresentará suas mudanças propostas para o padrão de VCS 2011, buscando melhorar e intensificar a aprovação de metodologias. 

Já no dia 3 de dezembro, a FAS promove a “Tarde da Amazônia”, que tem como focos a reflexão e o debate sobre oportunidades, desafios e possíveis soluções para o REDD na Amazônia.

Os participantes abordarão, também, os desafios encontrados para obter investimentos público, privado e de mercado que viabilizem a implementação do  REDD bem como destacar a importância e o potencial desse mecanismo para  conservar o bioma e garantir os direitos das partes interessadas.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não-governamental, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco.

Com a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais, a FAS tem como prioridade implementar o Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais no mundo, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.