O edital “Floresta Em Pé” foi apresentado, entre os dias 10 e 12 de abril, no município de Eirunepé, Amazonas (1.159 km de Manaus). Durante a agenda, gestores municipais, representantes de outras entidades do poder pUblico e de organizações sociais locais tiveram a oportunidade de esclarecer dUvidas sobre a iniciativa realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Fundo Amazônia/BNDES, que investirá R$ 2,5 milhões em atividades produtivas sustentáveis.
A FAS participou, no município, da reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório, além de realizar conversas de articulação de apoio a organizações locais e potenciais empreendedores locais por parte de Organizações Não Governamentais (ONGs) com base no município, e de parceiros como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Também foram entregues materiais de divulgação do edital para distribuição na sede do município e nas áreas protegidas. “A participação na reunião do Conselho da Resex foi estratégica pois estavam participando algumas das principais instituições que trabalham na região, assim como representantes das secretarias de produção rural, assistência social, meio ambiente e educação. Nesta região, a principal cadeia produtiva trabalhada é a da farinha. Contamos também com o apoio da equipe do Programa Bolsa Floresta, que possui forte articulação no município”, explicou o analista técnico do edital, Silvio Rocha.
Nas próximas semanas, o Edital “Floresta Em Pé” será apresentado nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Carauari, Nova Olinda do Norte e Maués.
Reunião de articulação com o IFAM local (Foto: Ã?rica Osorio)