FAS participa do Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa do Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá

FAS participa do Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá
abril 19, 2017 FAS

FAS participa do Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá

19/04/2017

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou, entre os dias 10 e 11 abril, do 16º Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá. O evento, realizado pelo Instituto Mamirauá e Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam) foi realizado em Tefé (AM), e avaliou as atividades desenvolvidas em 2016 sobre exploração e comercialização.
Segundo Elenice Assis, coordenadora do  Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, as discussões foram produtivas. “Acredito que um dos pontos altos foi a apresentação de alguns resultados parciais das pesquisas que são realizadas atualmente dentro das áreas de manejo”, destacou.
Além da FAS, participaram da agenda instituições como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) e Secretaria de Meio Ambiental de Uarini.
“Essas instituições têm contribuído e podem contribuir ainda mais no fortalecimento da cadeia produtiva da madeira manejada aqui na região do médio rio Solimões, seja no acompanhamento do desenvolvimento dos planos de manejo, na comercialização e fiscalização. Foi importante cada instituição entender como os planos de manejo são desenvolvidos Reserva Mamirauá, o potencial de produção e os problemas relacionados ao licenciamento e comercialização da madeira manejada, o atendimento ao mercado local e regional que essa madeira pode alcançar”, disse Elenice Assis.
Durante o encontro, pesquisadores do Instituto Mamirauá também apresentaram resultados parciais das pesquisas desenvolvidas com financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
O engenheiro florestal Emily Vinhote, supervisor técnico da FAS, participou da agenda e destacou a importância de desenvolver parcerias para trazer melhorias sociais aos manejadores. “Foi levantado o interesse em construir uma agenda integrada de ações voltadas a iniciativas sustentáveis de geração de renda e conservação dos recursos naturais. Isto possibilita a união do conhecimento obtido por meio de pesquisas científicas do Instituto Mamirauá e a expertise técnica de instituições como a FAS e IDAM para subsidiar iniciativas sustentáveis de geração de renda para as comunidades tradicionais da RDS Mamirauá”, declarou.
*Com informações do Instituto Mamirauá