Em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro, FAS promove 1º Encontro de Educadores da Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro, FAS promove 1º Encontro de Educadores da Floresta

Em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro, FAS promove 1º Encontro de Educadores da Floresta
novembro 21, 2022 FAS

Em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro, FAS promove 1º Encontro de Educadores da Floresta

21/11/2022
Grupo de pessoas reunidos no 1º Encontro de Educadores da Floresta – Centenário Darcy Ribeiro, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoveu o “Iº Encontro de Educadores da Floresta – Centenário Darcy Ribeiro”, em homenagem a um dos maiores antropólogos e educadores do Brasil,  reunindo mais de 30 professores, gestores, alunos e instituições da região. Entre as principais pautas debatidas no encontro, estão a educomunicação, práticas agroecológicas e incentivo à leitura e escrita. 

O evento, que aconteceu na sede da FAS,é resultado da iniciativa “Apoio ao Projeto de Formação e Educação de Populações Ribeirinhas no Amazonas”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM), e tem como objetivo  construir uma educação relevante, contextualizada e que valorize os saberes tradicionais, alinhada com Ciência e Tecnologia, e colaborando para criação de políticas públicas na Amazônia. 

A programação incluiu debates sobre o Núcleo de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (Nieds) da FAS, o legado de Darcy Ribeiro, Observatório de Educação (Comunidade Educativa – Cedac), Projeto Plantar, práticas agroecológicas e educomunicação. 

O seminário ainda contou com uma Oficina de Tintas Naturais, dinâmicas, palestras, rodas de conversa, exposição de contos, apresentação cultural, atividades de educação ambiental, entre outras. 

Segundo a professora Cilene Magalhães, da comunidade Boa Frente, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, o encontro trouxe uma nova visão sobre a educação no interior da Amazônia. 

“Foi uma semana de imersão e de muito conhecimento adquirido que, com certeza, vai agigantar as formas de como encaramos o ensino e levamos as práticas pedagógicas para os povos da floresta”, declarou a professora. 

As atividades ainda visam o fortalecimento de uma educação relevante e responde a todos os desafios da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dentro de uma abordagem sistêmica, e tem por inspiração o educador e antropólogo Darcy Ribeiro, um defensor da escola pública e da Amazônia. 

A supervisora do Subprograma de Educação Ribeirinha, Silvana Souza, explica que o evento proporcionou a troca de saberes e contribuiu para a ampliação de ideias a serem aplicados na escola das comunidades na Amazônia. 

É importante para o professores, alunos e instituições parceiras, observar as diferenças e semelhanças em cada território, proporcionando um leque de ideias com inovação, transformando assim nossos povos tradicionais como protagonistas de suas histórias e experiências”, frisa. 

Sobre a FAS  

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

Créditos da imagem: Roberta dos Anjos