Encontro discute redução de emissões na agricultura brasileira - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Encontro discute redução de emissões na agricultura brasileira

Encontro discute redução de emissões na agricultura brasileira
outubro 14, 2010 FAS

Encontro discute redução de emissões na agricultura brasileira

14/10/2010

Na última sexta-feira (8/10), em São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) realizaram nova reunião para discutir como o setor agropecuário irá se comportar sob a nova demanda mundial por produtos de baixo carbono.

Este encontro, continuidade de outras reuniões e discussões, teve o setor privado, público e sociedade civil organizada unidos para discutir metas e meios de se diminuir os impactos ambientais da produção de alimentos (agricultura e pecuária) sem diminuir a produtividade.

O analista de Projetos Especiais da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Victor Salviati, participante do último encontro, destaca que esta discussão é relevante por dois motivos principais. “O Brasil é um dos países que mais produz e exporta commodities agrícolas no mundo e o (esperado) pioneirismo do Brasil nas discussões climáticas internacionais com relação às ações ligadas à mudança do uso do solo, como por exemplo, desmatamento para produção de grãos e criação de gado”, afirma.

Para ele, esse cenário apresenta duas oportunidades distintas, mas complementares: quebrar o paradigma que a produção agrícola tem que estar ligada ao desmatamento e ao impacto negativo no meio ambiente; e mudança da lógica econômica para valorizar a floresta em pé.

O evento, ao longo do dia, teve em seu formato palestras e fóruns de discussões com o objetivo de fomentar e incentivar o debate dos temas apresentados. Com isso, foi possível reunir diversos dados e estratégias de baixo carbono a serem aplicados à agropecuária.

Podem ser citados como destaque: o investimento sólido e planejado em infraestrutura para escoar a produção e interligar centros produtores aos compradores, diminuindo custos e as respectivas emissões oriundas do transporte; treinar o agricultor sob a luz das novas técnicas e práticas de baixo carbono fazendo uma ponte entre o setor produtivo e a Academia; fortalecer os agricultores que seguem práticas e técnicas sustentáveis valorizando seus respectivos produtos estabelecendo políticas de incentivos; criar metodologias e estabelecer outras para mensurar e monitorar tais avanços; e incentivar iniciativas de conservação de biodiversidade e produção sustentável. Neste último caso, o REDD+ pode ser citado como exemplo, já que há a conservação do ecossistema mais o incremento do estoque de carbono via manejo florestal.

“Graças a este evento e as discussões que se seguem, o Brasil poderá se posicionar ao mundo como um País que preza tanto pelos fatores socioeconômicos (produtividade) quanto pelos ambientais (conservação da biodiversidade). Antes do Brasil ser o celeiro do mundo, somos o País que possui mais espécies de plantas e animais que qualquer outro lugar no planeta, e isso não pode ser esquecido”, destaca Salviati.