Fundação Amazonas Sustentável e World Economic Forum debatem participação do setor privado no desenvolvimento sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fundação Amazonas Sustentável e World Economic Forum debatem participação do setor privado no desenvolvimento sustentável

Fundação Amazonas Sustentável e World Economic Forum debatem participação do setor privado no desenvolvimento sustentável
outubro 15, 2010 FAS

Fundação Amazonas Sustentável e World Economic Forum debatem participação do setor privado no desenvolvimento sustentável

15/10/2010

A FAS – Fundação Amazonas Sustentável e o WEF – World Economic Forum realizam, neste final de semana, workshop que debaterá a importância da participação do setor privado no desenvolvimento sustentável e na economia verde.

Entre os dias 16 e 17 de outubro, líderes empresariais e governamentais de países como Brasil e Estados Unidos, além de representantes da Europa e de demais países da América Latina, estarão reunidos com o objetivo de identificar fatores que possam estimular o envolvimento do setor privado na economia verde, antecipando as regulamentações internacionais, nacionais e estaduais sobre mudanças climáticas.

O workshop será em um barco, e os participantes visitarão a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, onde vão conhecer a realidade dos moradores beneficiados pelo Programa Bolsa Floresta e, ainda, projetos como o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, na comunidade do Tumbiras (Iranduba/AM).

“A realização deste workshop no Brasil é uma oportunidade para debater temas estratégicos com lideranças internacionais, a partir da vivência prática da Amazônia. Os resultados dos trabalhos aqui realizados serão apresentados durante evento paralelo à COP-16, em Cancun”, antecipa Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, co-organizadora do worshop.

Além de promover o debate de idéias que demonstrem como ampliar o engajamento do setor privado, o encontro também visa à troca de experiências a partir da apresentação de iniciativas já existentes em empresas e que podem ser replicadas. “O mundo corporativo chega ao Amazonas para discutir a economia verde, tendo como referência iniciativas pioneiras desenvolvidas pela FAS. É mais do que necessário este debate”, afirma Viana, reforçando que a realização deste workshop certamente apontará alternativas para que o setor empresarial possa se antecipar e se preparar para adotar medidas em relação ao tema ‘convenção do clima’. “Apesar de urgente, este tema tem avançado mais lentamente do que o necessário”, diz.

O workshop também reunirá, ao lado dos líderes governamentais e empresariais, representantes da sociedade civil e cientistas. Os resultados dos debates realizados no Amazonas integrarão documento a ser apresentado durante evento paralelo à COP-16, a ser realizada no final deste ano, em Cancun.

Sobre a FAS – Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não- governamental e fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco.

Com a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais, a FAS tem como prioridade implementar o Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais no mundo, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.

 

Sobre o WEF – World Economic Forum

O World Economic Forum é uma organização internacional independente incorporada como uma fundação suíça não lucrativa, cujo carro-chefe é o Fórum de Davos, que acontece anualmente na Suíça.

Criado em 2003, o WEF tem o objetivo de reunir líderes de governos e sociedade civil em multi-diálogos das partes interessadas e iniciativas para  empreendedorismo no interesse público global.

Siga a FAS: twitter.com/fasamazonas