Estudantes da RDS do Juma recebem livro do escritor amazonense Milton Hatoum - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Estudantes da RDS do Juma recebem livro do escritor amazonense Milton Hatoum

Estudantes da RDS do Juma recebem livro do escritor amazonense Milton Hatoum
agosto 2, 2016 FAS

Estudantes da RDS do Juma recebem livro do escritor amazonense Milton Hatoum

02/08/2016

Cerca de 100 exemplares do livro A Cidade Ilhada, do escritor amazonense Milton Hatoum, foram doados no Ultimo sábado (30) a estudantes e professores das comunidades Abelha e Boa Frente, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma. A ação faz parte do Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Samsung e o Instituto Alair Martins (Grupo Martins), que leva oficinas e rodas de leitura para três Unidades de Conservação (UCs) do interior do Estado.

Os livros foram entregues durante um intercâmbio entre estudantes dos NCS Boa Frente e Abelha, zona rural de Novo Aripuanã (300km de Manaus), e que encerrou o primeiro módulo do projeto na Comunidade Abelha. A localidade possui um ano letivo diferenciado, em função das secas do Rio Mariepaua: as aulas iniciam em janeiro e terminam no início de agosto. No retorno às atividades, os alunos devem levar à escola um resumo sobre a obra.

O supervisor de Arte e Educação da FAS, Adriano Rodrigues, explica que além de incentivar a leitura e escrita entre estudantes de nível médio e fundamental do interior, o projeto tem por objetivo sensibilizar e valorizar o conhecimento voltado à região.

“A doação dos livros vai de encontro com outro objetivo do projeto, que é valorizar uma leitura voltada a região amazônica. Nada mais rico e regional que A Cidade Ilhada, uma obra que traz um pouco de uma Manaus cercada por rios e mistérios característicos da floresta”, explica o supervisor.

Para o professor Anderson Pinheiro, o livro é uma oportunidade para todos da comunidade, já que em Novo Aripuanã, município mais próximo, dificilmente teriam acesso.

“A comunidade recebe com muita alegria a doação, já que é algo que não teríamos conseguido sem a parceria com a FAS. Esperamos que seja mais um incentivo para o aprendizado e que estimule os alunos na atividade de leitura”, comenta.

“Já temos o hábito de escrever e ler poesias para outros alunos durante as atividades do NUcleo, e será uma chance de conhecer mais sobre a obra de Milton Hatoum, que é um autor muito importante para o Amazonas”, comenta o aluno Eliel Brazão, de 16 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental.

O projeto deve disponibilizar gratuitamente outras 50 unidades para estudantes da comunidade Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro.