Exposições e oficinas gratuitas acontecem em celebração ao mês do meio ambiente - FAS - Fundação Amazônia Sustentável

Exposições e oficinas gratuitas acontecem em celebração ao mês do meio ambiente

Exposições e oficinas gratuitas acontecem em celebração ao mês do meio ambiente
junho 6, 2023 FAS

Exposições e oficinas gratuitas acontecem em celebração ao mês do meio ambiente

06/06/2023
Foto de exposição que foi realizada na Fundação Amazônia Sustentável (FAS) sobre o projeto Escola D'água.

Nesta quarta-feira, dia 7 de junho, às 14h, acontecerá a inauguração da exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudanças”, com entrada gratuita no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), do Manauara Shopping. A mostra ambiental faz parte da programação especial em celebração ao mês do meio ambiente, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e que também promoverá, no local, uma série de oficinas ambientais para professores e estudantes com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e pelo Manauara Shopping. 

O objetivo da mostra é fazer um alerta sobre a poluição dos rios, principalmente por resíduos plásticos. A exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudanças”, que ficará aberta até o dia 30 de junho, possui fotografias do projeto de educação ambiental Escola D’Água Brasil (Swarovski Waterschool), feitas pelo fotógrafo paulista Caio Palazzo, que percorreu várias cidades do interior do Amazonas produzindo esse material.  

O projeto Escola D’Água é implementado pela FAS e atua em comunidades ribeirinhas e indígenas, ensinando uma metodologia sobre conservação dos recursos hídricos, principalmente com professores de escolas públicas. A partir das iniciativas, os professores ensinam temas relacionados ao cuidado com a água e os alunos envolvem suas famílias e vizinhos para uma gestão mais saudável do recurso. 

Ainda no ECAM do Manauara Shopping, serão realizadas diversas atividades para estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, incluindo as oficinas infantis “Aprender Brincando com os Elementos da Natureza”, nos dias 7 e 20 de junho. Além disso, acontecerá uma oficina para professores, no dia 21 de junho, sobre saúde.  

Outra ação será a realização da “Oficina dos Sonhos” para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no dia 22 de junho, e uma roda de conversa sobre a Amazônia, no dia 23 de junho.  

“Preparamos uma programação ampla, gratuita e muito especial para celebrar o mês do meio ambiente, principalmente envolvendo a população em geral com ações educativas para incentivar a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos”, comentou Victor Salviati, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS. 

“A FAS faz” e horta 

O Manauara Shopping também receberá, no piso superior, do dia 20 de junho a 9 de julho, a exposição fotográfica “A FAS faz”, que destaca os principais resultados da instituição em seus 15 anos de atuação em prol da conservação ambiental. 

Os principais resultados da FAS, que ganharão destaque na exposição, incluem a implantação de nove Núcleos de Inovação e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds); o aumento em 202% da renda familiar de participantes do Programa Bolsa Floresta, em Unidades de Conservação (UCs); a instalação de 66 pontos de telessaúde em 22 municípios; mais de 200 mil famílias beneficiadas; entre outras.   

A instituição apresentará também as suas principais ações que a indicaram como a melhor ONG do Brasil, em 2021, e a melhor do Amazonas, ano passado.   

Na horta do Manauara Shopping, de 9 a 14 de junho, haverá uma oficina voltada para incentivar os cinco sentidos sensoriais dos pequenos, a fim de conhecer as espécies de vegetais. A oficina tem como proposta mostrar como o uso dos jardins sensoriais ou de espaços como hortas orgânicas podem servir como um recurso de ensino e aprendizagem para favorecer o entendimento da natureza como elemento essencial para uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar. 

 

Sobre a FAS    

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.  

 

Créditos da imagem: Bruna Martins