FAS contribui com políticas socioambientais na África - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS contribui com políticas socioambientais na África

FAS contribui com políticas socioambientais na África
junho 9, 2011 FAS

FAS contribui com políticas socioambientais na África

09/06/2011

Com experiências bem sucedidas em programas de REDD (Redução de Emissões por Degradacão e Desmatamento) na Amazônia, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) está participando da elaboração da Estratégia Nacional de REDD de Moçambique, na África, por meio do projeto de cooperação Sul-Sul.

O projeto tem como objetivo promover a capacitação e o intercâmbio de experiências entre a FAS e instituições do Governo de Moçambique, visando a implementação da estratégia REDD moçambicana baseada na experiência da FAS com o Programa Bolsa Floresta.

Na semana passada, o Governo de Moçambique se reuniu na cidade de Maputo (Moçambique) com a FAS, o IEDD, o Banco Mundial, Universidade Eduardo Mondlaine e Centro Terra Viva, parceiros do projeto, para elaborar o planejamento estratégico das atividades de 2011. A Embaixada da Noruega em Maputo deu suporte financeiro para o encontro.

Segundo a Coordenadora de Projetos Especiais da FAS, Thais Megid, a Fundação tem uma importante contribuição neste ano em atividades que visam a redução do desmatamento e a adequação do Programa Bolsa Floresta à realidade local do país africano. “Serão realizados cursos de capacitação para planejamento participativo em REDD nas regiões onde atuam educadores, com intuito de prepará-los à implementação de atividades de REDD, levando a tecnologia social da FAS, que usa arte e educação para sensibilizar e envolver as comunidades locais nas atividades, afirma Thais.

Sobre a FAS

A FAS é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários. Desenvolve em 15 Unidades de Conservação do Amazonas o Programa Bolsa Floresta, o maior programa de pagamentos por serviços ambientais do mundo, com mais de 35 mil pessoas atendidas numa área de 10 milhões de hectares.