FAS lança “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura”, guia voltado para educação ribeirinha na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS lança “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura”, guia voltado para educação ribeirinha na Amazônia

FAS lança “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura”, guia voltado para educação ribeirinha na Amazônia
junho 21, 2023 FAS

FAS lança “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura”, guia voltado para educação ribeirinha na Amazônia

A publicação, escrita por profissionais da educação no campo, é indicada para escolas em comunidades ribeirinhas na Amazônia. O material é gratuito e está disponível no site da FAS

21/06/2023
Garota escolhendo livro para fazer atividade de leitura em sua comunidade no interior do Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) acaba de lançar o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade”. A publicação apresenta métodos e práticas educativas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em comunidades do interior da Amazônia. O material é gratuito e está disponível para acesso e download no site da FAS (confira). O caderno é resultado do projeto de Formação e Educação de Populações Ribeirinhas no Amazonas: melhoria do ensino complementar e relevante aos estudantes ribeirinhos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, parceria da FAS com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM), por meio da emenda parlamentar Nº 46 e 47.  

Com o tema “A prática pedagógica de professores da Educação Ribeirinha na perspectiva interdisciplinar”, o caderno é um guia por criado por profissionais de escolas ribeirinhas na Amazônia e se destina principalmente a esse público: gestores e docentes que trabalham pela educação ribeirinha com foco numa educação diferenciada que valorize os saberes e fazeres das comunidades. “Com a publicação, esperamos que essas pessoas possam reconhecer os desafios, potenciais soluções e, sobretudo, oportunidades de desenvolver ações concretas a partir de brincadeiras com cunho didático e de suas realidades locais, em prol do desenvolvimento do ato de ler e escrever de forma leve e instigante”, afirma Silvana Souza, supervisora pedagógica.  

Educação amazônica, lúdica e de qualidade 

A publicação divulga orientações para a construção e desenvolvimento de um plano de intervenção interdisciplinar que integre, no aprendizado, a realidade das comunidades amazônicas. Artesanato, dança, música, manejo de recursos naturais, pesca e turismo são alguns dos temas que podem fazer parte de um projeto educativo integrado às disciplinas do currículo escolar. 

O caderno traz ainda exemplos de jogos e brincadeiras regionais a serem praticados com cunho educativo, com lições de coletividade, companheirismo e respeito ao meio ambiente. Brincadeiras como o pega-bandeira e o jogo do taco, muito populares em cidades e comunidades amazônicas, podem aproveitar de materiais reciclados ou que venham diretamente da natureza. 

“A proposta de integrar as brincadeiras ao ar livre no contexto da Educação do Campo Multisseriada é contribuir para efetivação de um ensino-aprendizagem significativo, ampliando o espírito de liderança, coletividade, o trabalho em equipe e respeito para com o outro. É também uma forma de sensibilizar sobre a importância do cuidado com a floresta, estimulando estudantes a se reconhecerem como sujeitos do campo e parte integrantes da floresta”, discorre a publicação.  

Caderno está disponível em versão online e impressa para escolas ribeirinhas na Amazônia 

Além da versão online, o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura” também será distribuído em escolas localizadas em Unidades de Conservação (UCS) no estado do Amazonas nas quais, há mais de uma década, a FAS desenvolve projetos de educação.   

A FAS é referência em projetos de educação construídos de forma participativa com as pessoas que moram nas comunidades, localidades e outros territórios na Amazônia onde a instituição está presente. Por serem pensadas para e por amazônidas, das florestas, dos rios e das cidades, essas iniciativas têm a capacidade de se integrar e adaptar aos mais diversos contextos da região, respondendo às principais necessidades e vontades de cada público escolar. 

Em 2022, a FAS atendeu 315 comunidades com projetos de educação e impactou a vida de mais de 13,7 mil pessoas em dois estados da Amazônia brasileira. Entre as 48 ações desenvolvidas durante o período, constam iniciativas de educação ambiental, incentivo à cidadania, arte e ao esporte.  

Os programas e projetos de educação da FAS no estado do Amazonas são realizados em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). 

 

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

 Créditos de imagem: Samara Souza