FAS lança cartilhas para curso técnico de gestão em desenvolvimento sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS lança cartilhas para curso técnico de gestão em desenvolvimento sustentável

FAS lança cartilhas para curso técnico de gestão em desenvolvimento sustentável
janeiro 18, 2022 FAS

FAS lança cartilhas para curso técnico de gestão em desenvolvimento sustentável

Iniciativa qualifica mais de 50 alunos na comunidade Punã, localizada na RDS Mamirauá, no município de Uarini/AM.

18/01/2022
Pessoas reunidas em laboratório de informática, no interior do Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou uma série de cartilhas com temas voltados para projetos, empreendedorismo e sustentabilidade na floresta. As publicações surgiram como um material didático complementar ao curso técnico de Gestão em Desenvolvimento Sustentável, promovido pela FAS, em parceria com a Petrobras, e apoio do  com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A iniciativa qualifica mais de 50 alunos na comunidade Punã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no município de Uarini/AM.

O curso faz parte do Projeto Amazonas Sustentável (PAS) da FAS e Petrobras, e conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

São nove cartilhas destinadas às comunidades ribeirinhas: Sistemas de Produção Pesqueira; Elaboração de Projetos Sociais e Ambientais; Fundamentos de Legislação Ambiental; Empreendedorismo e Inovação; Saúde, Educação e Gênero; Empoderamento Comunitário, Associativismo e Cooperativismo; Gestão Participativa de Projetos e Planos de Negócios; Sistemas Agroecológicos; e Biodiversidade, Responsabilidade Social Corporativa e Cooperação Internacional.

Segundo o coordenador do Projeto Amazonas Sustentável (PAS), Gil Lima, os leitores encontrarão nos cadernos de atividades, fundamentos teóricos, orientações técnicas, exemplos práticos e indicações de leituras complementares que vão ajudá-los a desenvolver os projetos em suas comunidades e atuarem dentro de suas profissões de forma sustentável.

“Todo o conteúdo foi construído em torno de temas que fazem parte da vida em comunidades ribeirinhas, da região da floresta com o foco em pequenos negócios que utilizam a economia criativa ou soluções ambientais baseadas na natureza. Esse material vai beneficiar os comunitários atendidos pelos projetos da FAS, egressos do curso técnico em Gestão do Desenvolvimento Sustentável e também esperamos que sirva de inspiração para outras comunidades e regiões da Amazônia que desejam desenvolver ideias e negócios que mantenham a floresta em pé”, afirma.

As cartilhas podem ser acessadas em https://fas-amazonia.org/publicacoes, na aba “Cartilhas”.

Sobre o PAS

O projeto “Amazonas Sustentável” é uma iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Petrobras, com o objetivo de promover a conservação ambiental, contribuir para o desenvolvimento local e na melhoria das condições de vida ribeirinha.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.