FAS leva Provinha Brasil para Unidades de Conservação (UCs) do Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS leva Provinha Brasil para Unidades de Conservação (UCs) do Bolsa Floresta

FAS leva Provinha Brasil para Unidades de Conservação (UCs) do Bolsa Floresta
setembro 27, 2013 FAS

FAS leva Provinha Brasil para Unidades de Conservação (UCs) do Bolsa Floresta

27/09/2013

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) aplicou em seis unidades de conservação atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF) a Provinha Brasil, entre abril e setembro deste ano. Cerca de 660 alunos de classes multisseriadas, entre oito e dez anos, responderam questões de leitura e matemática, em ação que percorreu 100 comunidades diferentes. A aplicação das provas é parte preliminar de um estudo sobre alfabetização infantil no Amazonas.
Participaram da iniciativa as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Cujubim, Mamirauá, Rio Negro, Juma, Uatumã e a Floresta Estadual (Florest) de Maués. A aplicação das provas teve o apoio das secretarias municipais de educação de Iranduba, Itapiranga, Jutaí, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã e Uarini.
O objetivo é gerar índices de alfabetização infantil, identificando as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, explica a supervisora pedagógica da FAS, Nathália Flores. “A ideia é que os dados se tornem subsídios para a elaboração de estratégias específicas, auxiliando no fortalecimento dos processos educativos de cada localidade”, destaca.
Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação do nível de alfabetização das crianças matriculados no segundo ano de escolarização das escolas pUblicas brasileiras.

Programa de Educação e SaUde

O Programa de Educação e SaUde da FAS tem levado várias ações voltadas à melhoria da qualidade de vida no interior do Estado. Hoje, são sete NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) construídos em UCs atendidas pelo Bolsa Floresta. Também são realizadas ações voltadas à saUde ribeirinha, através da valorização da primeira infância. Saiba mais!