FAS promove oficinas participativas na RDS Cujubim - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS promove oficinas participativas na RDS Cujubim

FAS promove oficinas participativas na RDS Cujubim
julho 19, 2016 FAS

FAS promove oficinas participativas na RDS Cujubim

19/07/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) promoveu nos dias 28 e 29 de junho duas oficinas participativas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim. As ações visaram o acompanhamento das comunidades atendidas pela Fundação e  a definição dos próximos investimentos de geração de renda no rio Jutaí, em parceria com o Fundo Amazônia/BNDES e Banco Bradesco.

Participaram das oficinas 50 moradores das comunidades Vila Cujubim e Vila Paraíso, que puderam avaliar o desempenho das cadeias produtivas apoiadas pela Fundação ao longo dos Ultimos anos. Como resultado das oficinas, as cadeias do pirarucu e da farinha devem receber investimento prioritário.

“Esse ano a comunidade escolheu investir em kits para pesca e casa de farinha, porque tem mercado e tem muita qualidade. Temos trabalhado para aumentar os estoques de pirarucu nos lagos, já que é uma atividade que rende mais no bolso por ter mercado, e para fazer farinha basta ter mandioca e um pequeno roçado”, explica o presidente da Associação de Moradores da RDS Cujubim, Edvar Bezerra.

As atividades preparatórias do manejo de pirarucu devem iniciar em agosto deste ano, com a realização de oficinas e contagem dos estoques de peixe. A despesca será realizada em setembro, com apoio da FAS, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Operação Amazônia Nativa (Opan).

Na ocasião, também foram realizadas oficinas de sensibilização sobre focos de calor, como parte do componente Familiar do Programa Bolsa Floresta (PBF).

“O isolamento é inexorável à Reserva do Cujubim, ao mesmo tempo isso lhe confere um grande potencial para manejos de recursos naturais, se destacando o manejo de lagos ao longo do Rio Jutaí. Essas experiencias, apoiadas desde 2014, tem se mostrado bastante promissoras para conservação da espécie e geração de renda sustentável para as famílias da reserva, sendo uma fundamental alternativa para o desenvolvimento da região”, explica Marcelo Castro, coordenador regional da FAS.