FAS, SDSN Amazônia e Academia ODS lançam curso online sobre uso sustentável de ecossistemas terrestres - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS, SDSN Amazônia e Academia ODS lançam curso online sobre uso sustentável de ecossistemas terrestres

FAS, SDSN Amazônia e Academia ODS lançam curso online sobre uso sustentável de ecossistemas terrestres
novembro 28, 2017 FAS

FAS, SDSN Amazônia e Academia ODS lançam curso online sobre uso sustentável de ecossistemas terrestres

28/11/2017

“Desde o principio: Gestão e preservação dos nossos ecossistemas terrestre” é o novo curso gratuito e online da Academia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre o uso sustentável dos ecossistemas terrestres globais, que será lançado no dia 27 de novembro. Produzido em parceria com a SDSN Amazônia e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e com o apoio da ONU Meio Ambiente, a formação, em estilo MOOC – Curso Online Aberto e Massivo – será composto por sete módulos e abordará os impactos do desmatamento e das mudanças climáticas, com especial atenção nas atividades humanas que afetam esses ecossistemas na América Latina, Caribe, África e Ásia.
“Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade” é a definição do ODS 15 e também o coração do curso, que tem como objetivo o debate sobre possível modos de avanço dessa agenda. Para os organizadores, ao estudar a interação das comunidades locais dependentes desses recursos naturais, os alunos compreenderão como garantir a sustentabilidade dos ecossistemas globais a longo prazo.
Introdução aos ecossistemas terrestres, os desafios enfrentados, tipos de avaliação, sistemas de gestão, desenho de programas, políticas públicas e a criação de ambientes institucionais para o ODS 15 são os tópicos dos sete módulos que estarão disponíveis em inglês, português e espanhol. O curso permanecerá disponível e aberto para inscrições até 29 de janeiro de 2018, quando sairá do ar. Os materiais incluem palestras pré-gravadas, leituras, grupos de discussão e questionários. Além disso, webinars ao vivo serão oferecidos ao longo do curso com espaço para interação com os instrutores.
A Academia ODS é uma plataforma educacional de alta qualidade para o desenvolvimento sustentável, 100% gratuita. Seus cursos contam com os principais especialistas mundiais e abrangem temas como saúde, educação, mudanças climáticas, agricultura, sistemas alimentares e direitos humanos e, desta forma, prepara a próxima geração de profissionais em desenvolvimento sustentável para enfrentar os complexos desafios que o nosso planeta enfrenta.
Sobre a Fundação Amazonas Sustentável – FAS
A FAS é uma organização não governamental brasileira criada em 2008 com a missão de promover desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas. As principais iniciativas da FAS seguem a ideologia “fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada”.
Por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), Programa de Soluções Inovadoras (PSI) e Programa de Gestão e Transparência, até 2016, FAS ajudou 9.597 famílias, beneficiando 40.230 pessoas que vivem em 16 Unidades de Conservação (UC) do Estado do Amazonas. Em 2017, a FAS foi eleita a melhor ONG da Região Norte do Brasil pela Época Magazine e também estava entre os 100 melhores do país, em um prêmio da Revista Época e do Instituto Doar.
Desde 2014, a FAS vem trocando sua experiência em toda a Bacia Amazônica, por meio da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, onde atua como Secretária Executiva, visando promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em toda região da Bacia Amazônica.
Leia mais sobre o curso e inscreva-se aqui.
Sobre a ONU Meio Ambiente
A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. Ela promove liderança e encorajar parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo.
Descubra mais em http://unep.org/americalatinacaribe/br