FAS terá estande na 1ª Mostra de Educação Ambiental da UFAM - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS terá estande na 1ª Mostra de Educação Ambiental da UFAM

FAS terá estande na 1ª Mostra de Educação Ambiental da UFAM
junho 14, 2010 FAS

FAS terá estande na 1ª Mostra de Educação Ambiental da UFAM

14/06/2010

Oficinas do Programa Bolsa Floresta levam aos ribeirinhos das unidades de conservação do Amazonas a discussão de temas como mudanças do clima, a importância das florestas, sustentabilidade e serviços ambientais. A dinâmica desse trabalho e a sua contribuição para a educação ambiental no Estado será o tema do estande da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na 1ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental da Amazônia, de 16 a 18 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA/Ufam), conta com a parceria de inúmeras instituições, e será realizado em paralelo ao 1º Seminário Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia. Os estandes serão montados no Hall do ICHL.

As oficinas do Programa Bolsa Floresta são realizadas quando as equipes da FAS vão a campo fazer o cadastro de novos beneficiários pelo programa. Nas oficinas é utilizada arte educação, onde o universo artístico e suas linguagens (teatro, dança, músicas, fantoches) são utilizados para a sensibilização dos comunitários, visando a socialização pedagógica de conhecimentos científicos, sempre valorizando o conhecimento popular.

O estande da FAS também será uma oportunidade para apresentar aos visitantes da 1ª Mostra o exemplo dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS´s) construídos pela FAS nas reservas do Amazonas.

A proposta dos NCS´s de união da estrutura curricular do ensino tradicional ao conteúdo complementar com técnicas sustentáveis de permacultura, manejo florestal, manejo pesqueiro e diversas práticas agroecológicas já está sendo implementada nas reservas de desenvolvimento sustentável do Juma, RDS do Rio Negro e RDS do Uatumã. O NCS do Mamirauá também está em construção e deve ser entregue ainda neste ano.

1ª Mostra

De acordo com o Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam, a palestra de abertura da 1ª Mostra e do Seminário Internacional será proferida por um dos mais respeitados pensadores do saber ambiental, o economista mexicano Enrique Leff, doutor em Economia do Desenvolvimento pela Sorbonne, professor de Ecologia Política e Políticas Ambientais na Pós-Graduação da Universidade Nacional Autônoma do México e coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A programação dos dois eventos prossegue em conjunto no dia 16, com a palestra de Marcos Reigota o autor mais citado em educação ambiental no país, pós-doutor pela Universidade de Genebra e membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México. Reigota é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Nos dias 17 e 18, a Mostra prossegue no Hall do ICHL, com uma série de atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, sessão de pôsteres e duas experiências inovadoras nesse tipo de evento: o diálogo jovem e a experiência dialogada.  “Mais que um espaço para a simples troca de experiências, serão momentos em que operadores de projetos estarão apresentando estratégias de sucesso, mas também, esclarecendo que nem tudo são flores quando se trabalha com educação ambiental e que há necessidade de persistir. É uma forma de incentivar futuros operadores tornando-os conscientes das oportunidades e dificuldades. Será também um espaço muito rico para a troca de saberes”, informa a diretora do Departamento de Formação e Educação Ambiental do CCA/Ufam, Olívia Simão, coordenadora da Mostra.

O evento, que conta com apoio da Capes, CNPq, da Fapeam e do Governo do Amazonas, vai reunir participantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal, organizações não-governamentais, instituições científicas e associações comunitárias. A programação completa está disponível em http://www.cca.ufam.edu.br