FAS, UFAM E SEMA promovem curso sobre pagamento por serviço ambiental - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS, UFAM E SEMA promovem curso sobre pagamento por serviço ambiental

FAS, UFAM E SEMA promovem curso sobre pagamento por serviço ambiental
agosto 10, 2017 FAS

FAS, UFAM E SEMA promovem curso sobre pagamento por serviço ambiental

10/08/2017

No dia 22 de julho foi realizado o curso de atualização “Oportunidades para a Amazônia no contexto do pagamento por serviço ambiental”, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA). A capacitação contou com a participação de Henrique Pereira (UFAM), Philip Fearnside (INPA), Niro Higuchi (INPA), Isabelle Goulart (Idesam) Eduardo Taveira (FAS), Vanylton Santos (FAS), Gabriela Sampaio (FAS) e Liane Lima (FAS).
O curso promoveu o debate sobre o papel da Amazônia, seus principais atores públicos, privados e locais. Além disso, analisou as oportunidades de desenvolvimento regional frente aos desafios e às mudanças climáticas globais. O curso fez parte da programação do Fórum Amazonense de Mudanças do Clima (FAMC), o qual teve como objetivo compartilhar conceitos chave sobre mudanças no clima da Amazônia, oportunidades de desenvolvimento regional e como fomentar o debate sobre oportunidades e soluções.
Estudantes de pós-graduação da UFAM, membros do FAMC, membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas, assim como para lideranças comunitárias e indígenas fizeram parte do público do curso. Após o momento da aula expositiva, na UFAM, os participantes contaram com uma aula de campo em comunidades ribeirinhas atendidas pela Fundação Amazonas Sustentável.  Durante esse momento, os participantes puderam conhecer um pouco a dinâmica e as demandas de comunidades ribeirinhas, atividades de geração de renda, os projetos apoiados pela FAS e a importância de estruturas holísticas como o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da comunidade do Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Além disso, puderam compreender qual a relação da floresta e seus moradores, discutindo os benefícios dos serviços ecossistêmicos, a importância de projetos de pagamento por serviços ambientais (PSA) nesse contexto e a valorização do conhecimento tradicional.
Além disso, o curso abordou a importância da Amazônia para o clima global, regional e local, o contexto de desmatamento na Amazônia; o que são serviço ecossistêmicos na Amazônia e REDD.

Brasil e as mudanças climáticas

O Brasil tem um papel importantíssimo na agenda de clima por ser detentor da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. E ter políticas de conservação é uma das formas efetivas de proteger as florestas. A implementação de projetos de PSA e projetos de redução de emissões por desmatamento e degradação mais manejo sustentável (REDD+) são estratégias que alinham a conservação ambiental, o desenvolvimento econômico sustentável baseado em uma economia de base florestal e as salvaguardas sociais de manutenção do saber tradicional.