pt Português
pt Português
pt Português

Programa Floresta em Pé

O Programa Floresta em Pé (PFP) implementa projetos para o fortalecimento da bioeconomia com foco na conservação ambiental, segurança alimentar, empoderamento comunitário, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas da Amazônia com base nos  objetivos  do desenvolvimento sustentável. O programa atua por meio de uma escuta ativa com as comunidades para desenvolver projetos e captar recursos para viabilizar as demandas. Ao implementá-los realizada oficinas de nivelamento para gerar plano de trabalho em conjunto com as comunidades.

Outra iniciativa é o Bolsa Floresta, uma recompensa por serviços ambientais para famílias moradoras ou usuárias de 16 Unidades de Conservação (UC) do estado do Amazonas, previsto na Lei nº 3.135/2007, que instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. A adesão envolve a anuência a nove principais critérios, além de outros pré-requisitos complementares ao acordo de compromisso firmado por cada novo beneficiário.

FLORESTA EM PÉ EM NÚMERO (2021)

10,9

hectares de áreas protegidas

16

unidades de conservação atendidas

8.882

famílias beneficiadas

37.439

pessoas beneficiadas

Missão

“Implementar projetos para o fortalecimento da bioeconomia com foco na conservação ambiental, segurança alimentar, empoderamento comunitário, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas da Amazônia com base nos  objetivos  do desenvolvimento sustentável”.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Empoderamento Comunitário

 

 

 

Infraestrutura comunitária

Bioeconomia

 

 

 

Monitoramento ambiental