FLORESTA EM PÉ - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FLORESTA EM PÉ

FLORESTA EM PÉ
agosto 11, 2022 FAS

FLORESTA EM PÉ

11/08/2022

O Programa Floresta em Pé implementa projetos para o fortalecimento da bioeconomia com foco na conservação ambiental, segurança alimentar, empoderamento comunitário, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas da Amazônia com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável. O programa atua por meio de uma escuta ativa com as comunidades para desenvolver projetos e captar recursos para viabilizar as demandas. Ao implementá-los realizada oficinas de nivelamento para gerar plano de trabalho em conjunto com as comunidades.

Outra iniciativa foi o Bolsa Floresta, uma recompensa por serviços ambientais para famílias moradoras ou usuárias de 16 Unidades de Conservação (UC) do estado do Amazonas, previsto na Lei nº 3.135/2007, que instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. Foi implementado entre 2008 e 2022, quando foi substituído pelo Programa Guardiões da Floresta.

EM NÚMEROS (2022)

12%

———–

De redução do desmatamento em áreas com atuação da FAS

28

———–

Unidades de Conservação abrangidas no Programa Guardiões da Floresta

417

———–

Comunidades no Programa Guardiões da Floresta

9.347

———–

Famílias cadastradas no Programa Guardiões da Floresta

MISSÃO

Implementar projetos para o fortalecimento da bioeconomia com foco na conservação ambiental, segurança alimentar, empoderamento comunitário, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas da Amazônia com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO

infraestrutura comunitária

INFRAESTRUTURA COMUNITÁRIA

BIOECONOMIA

MONITORAMENTO AMBIENTAL

GALERIA

PROGRAMA BOLSA FLORESTA

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) concluiu, no mês de março de 2022, um ciclo de atividades relacionado a 14 anos de apoio à implementação do Programa Bolsa Floresta (PBF). Iniciado pela FAS em abril de 2008, esse ciclo foi encerrado com a publicação, pelo Governo do Amazonas, de um edital que irá selecionar instituições que farão a gestão do programa a partir de abril de 2022.

FARINHA RIBEIRINHA

A farinha de mandioca do tipo “ovinha” é produzida em 15 comunidades dos municípios de Uarini e Alvarães, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, e é empacotada pelos próprios comunitários e comercializada com o nome de “A Ribeirinha”, com apoio técnico da FAS.

GUARANÁ

Em 2012, a FAS iniciou suas atividades com o guaraná da Floresta Estadual de Maués e, nos anos seguintes, passou a apoiar o Projeto de Plano de Safra, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil. Desde então, o projeto utiliza as boas práticas agrícolas para trabalhar com a o cultivo da cultura do guaraná nativo por meio de sementes nativas e com foco na geração de renda.

Floresta em Pé
julho 31, 2020 FAS

Floresta em Pé

31/07/2020
Homens navegando em lago no Amazonas.

O título já fala por si: fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada é o principal pilar pelo qual o Programa Floresta em Pé (PFP) opera. A partir da captação de recursos de doação de origem filantrópica e de responsabilidade social corporativa, o PFP está focado em quatro ações estratégicas para as comunidades atendidas: geração de renda, empreendedorismo, infraestrutura comunitária e empoderamento.

São realizadas atividades de planejamento, estruturação e qualificação da infraestrutura para a produção sustentável, além de aprimoramentos técnicos, garantindo emancipação e cumprimento de direitos às comunidades. O programa também é responsável por implementar o Bolsa Floresta Familiar, uma política pública para recompensar moradores de Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas por serviços ambientais.

 

Nossa área de atuação

[mapplic id=”3717″]

Como funciona o Programa Floresta em Pé

  1. Visita precursora
    + diagnóstico comunitário inicial
  2. Cadastro familiar
    + convite para participação voluntária
  3. Oficina introdutória
    + capacitação sobre mudanças climáticas e serviços ambientais
  4. Pagamento por Serviços Ambientais
    + inserção de famílias nas ações da FAS
    + disponibilidade do pagamento
    + entrega de cartões do Programa Bolsa Floresta
  5. Oficina participativa
    + definição de investimentos
  6. Planos de Investimentos
    + geração de renda
    + empoderamento
    + infraestrutura comunitária
  7. Ações estratégicas da FAS
    + Geração de renda
    + Empoderamento
    + Infraestrutura comunitária
    + Empreendedorismo
  8. Implementação dos Planos de Investimento decididos de forma participativa
    + entrega de investimentos
    + capacitações
    + assistência técnica
    + acompanhamento de resultados
  9. Gestão participativa
    + Oficina de gestão de investimentos
    + avaliação de resultados e impactos
    + Encontro de Lideranças
  10. Lições aprendidas e aprimoramento contínuo
    + seminário de avaliação
    + ações de melhoria contínua