Hub de Bioeconomia Amazônica promove ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Hub de Bioeconomia Amazônica promove ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia”

Hub de Bioeconomia Amazônica promove ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia”
julho 26, 2022 FAS

Hub de Bioeconomia Amazônica promove ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia”

Eventos virtuais são gratuitos e se iniciam em agosto. Primeiro diálogo, que acontece no dia 2, põe em foco os povos amazônicos.

26/07/2022
Mulher ribeirinha fazendo farinha no interior do Amazonas.

Cumprindo o objetivo de aprofundar o debate, pavimentar caminhos e amplificar soluções que promovem uma bioeconomia inclusiva na Amazônia, o Hub de Bioeconomia Amazônica, iniciativa secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Green Economy Coalition (GEC), inicia em agosto o projeto “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia”.

O projeto tem início com uma série de três diálogos prevista para o próximo dia 2 de agosto. O tema do primeiro encontro parte da  pergunta “Bioeconomia para quem? o protagonismo dos povos da floresta para uma agenda de bioeconomia inclusiva na Amazônia”. 

O debate será transmitido no canal da FAS no Youtube, das 16h às 17h30, horário de Brasília. Para participar, acesse o formulário “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” e faça a inscrição (link http://bitly.ws/t3dI). 

O primeiro diálogo coloca os povos da floresta, saberes tradicionais, experiências em sustentabilidade e conservação de biodiversidade no centro das soluções para o desenvolvimento da bioeconomia amazônica e das cadeias produtivas. 

A facilitadora global do Hub de Bioeconomia Amazônica, Marysol Goes, destaca que os diálogos também visam gerar recomendações e propostas que sejam relevantes para a realidade da região.

“É fundamental amplificar vozes, disseminar experiências e dar visibilidade às soluções desenvolvidas por diferentes atores importantes que estão definindo e construindo uma nova economia para a região. Pois é assim que podemos gerar soluções que sejam relevantes e que partem, principalmente, da realidade de quem vive os desafios para o pleno desenvolvimento da bioeconomia amazônica.”

Para a discussão, estarão presentes o presidente da Associação de Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Amurman), Raimundo Rodrigues;  a professora e artesã Izolena Garrido, liderança da comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro RDS; Francisca Arara, indígena do povo Arara, chefe do departamento de regulação no Instituto de Mudanças climáticas do Acre (IMC/AC) e presidente do comitê regional para parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força Tarefa dos Governadores; e o consultor de projetos sócio ambientais e fundador da Experiência Mawé no município de Maués/AM, Ítalo Mamud Michiles. 

Próximos diálogos

Os próximos eventos acontecerão nos dias 16 e 30 de agosto com os temas “Políticas estaduais para o fomento de uma bioeconomia inclusiva na Amazônica” e “O papel da cooperação internacional para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia”. Os horários e participantes serão divulgados em breve.

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica

O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. A rede tem parceria da Green Economy Coalition – a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs. Saiba mais em https://bioeconomiaamazonia.org/

Quer ser membro da rede e colaborar com o crescimento da bioeconomia inclusiva na Amazônia? Acesse o site e saiba como participar.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Créditos da foto: Dirce Quintino