Iniciativa da FAS no Juma é destaque em evento na COP 24, na Polônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Iniciativa da FAS no Juma é destaque em evento na COP 24, na Polônia

Iniciativa da FAS no Juma é destaque em evento na COP 24, na Polônia
dezembro 11, 2018 FAS

Iniciativa da FAS no Juma é destaque em evento na COP 24, na Polônia

11/12/2018

De 2008 a 2016, o desmatamento dentro das Unidades de Conservação (UC) do Amazonas diminuiu 58% graças a ações de conservação e valorização da população que vive na floresta dentro dessas áreas protegidas. Esse resultado positivo, que contribui diretamente para diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, vem sendo apresentado a partir desta terça-feira (11) na 24ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), ou Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP24, que está acontecendo em Katowice, na Polônia, desde 2 de dezembro.
Na conferência, que tem como principal objetivo elaborar e adotar um pacote de decisões que garanta a plena implementação do Acordo de Paris (intitulado “livro de regras”), líderes mundiais e especialistas em meio ambiente e clima debatem e decidem os novos rumos do planeta para reduzir o aquecimento global.
As soluções aplicadas no Amazonas com esse objetivo serão apresentadas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazônia).
Entre elas estão iniciativas que, além de reduzirem o desmatamento, geram qualidade de vida e crescimento econômico à população da floresta, como projetos de manejo florestal, compensação por emissão de gases do efeito estufa e modelo de gestão participativa.
O primeiro evento co-realizado pela FAS aconteceu nesta terça (11) com um painel sobre as experiências subnacionais do Brasil e do Peru em gestão de áreas protegidas, estratégias sinérgicas e financiamento climático.
Além dessas pautas, a promoção de projetos de desenvolvimento sustentável, envolvimento social e conservação ambiental como a experiência vivida no Amazonas, projeto REDD+ Juma, desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, que fica município de Novo Aripuanã, a 227 quilômetros de Manaus, capital, foram compartilhados aos participantes do setor público, privado e do terceiro setor.
“Um dos pontos importantes apontados no evento é que a FAS consegue reunir setor privado, como empresas como o Marriott International, fundos financiadores como o Fundo Amazônia e governo como o Governo do Estado do Amazonas para, eventualmente com as comunidades e associações especificamente desse projeto de moradores e usuários da reserva do Juma, desenvolver um plano de gestão da reserva e implementar esse plano com ajuda de recursos privados no caso específico do Marriott, do Bradesco e da Samsung, e assim, compartilhar com outros países esses modelos de gestão”, explicou o gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati.
Ao final do evento, após também a apresentação do REDD+ Indígena da Amazônico (RIA), projeto implementado pela Associação Nacional de Executores do Contrato para a Gestão de Reservas Comunais do Peru (ANECAP), um termo de cooperação técnica e institucional entre a FAS e a ANECAP foi assinado com o objetivo de gerar uma plataforma de colaboração para desenhar e buscar soluções para a conservação da floresta Amazônica.
Programação
Também na terça (11) a SDSN Global (Sustainable Development Solutions Network), promove um diálogo entre empresas, governo e academia sobre soluções de uso do solo, do clima e a redução do uso  do carbono, onde a FAS fará intervenções sobre como soluções voltadas para as questões climáticas podem ser escalonadas, abordando o papel das empresas, das políticas públicas e da sociedade civil.
Na quinta-feira (13), a FAS também co-realizará evento, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desta vez sobre estratégias de longo prazo do governo brasileiro e sobre o papel da sociedade civil e do setor empresarial. “Isso comprova e mostra que a FAS está inserida em agendas internacionais sempre fazendo esse paralelo entre o que ocorre nas conferências com as ações práticas subnacionais, que são implementadas nas Unidades de Conservação do Amazonas, trazendo assim a importância da conservação florestal para a regulação do clima”, explicou a supervisora técnica de projetos da FAS, Gabriela Sampaio.
COP 24
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas vem acontecendo desde 2 de dezembro em Katowice, na Polônia, reunindo líderes mundiais e especialistas para discutir e trocar ideias sobre como reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Após uma semana de painéis com amostra de estudos científicos e exposição dos dados mais recentes sobre aquecimento global, o evento entra na fase de negociações para chegar a um comum acordo sobre as regras para implementar o Acordo de Paris.