Instituições da sociedade civil venezuelana se reúnem para articular demandas sobre agenda climática - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Instituições da sociedade civil venezuelana se reúnem para articular demandas sobre agenda climática

Instituições da sociedade civil venezuelana se reúnem para articular demandas sobre agenda climática
junho 23, 2023 FAS

Instituições da sociedade civil venezuelana se reúnem para articular demandas sobre agenda climática

23/06/2023
Imagem aérea de pousada localizada no Uatumã, no interior do Amazonas.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) realiza, na próxima terça-feira (27/06), um encontro com representantes da sociedade civil da Venezuela para articulação de demandas relacionadas à agenda ambiental no país. O evento gratuito e on-line começa às 14h (horário de Manaus) e terá transmissão em tempo real pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS): youtube.com/@fasamazonia. 

O debate será dividido em duas mesas temáticas: “Expectativas, desafios e oportunidades de povos indígenas e comunidades locais”, e “Expectativas, desafios e oportunidades de iniciativas da sociedade civil”. 

O encontro reunirá Gabriel Quijandría, diretor regional da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN); Abigail Castillo, assessor ambiental do Ministerio del Poder Popular para el Ecosocialismo; Irene Zager, diretora de pesquisa do Instituto de Conservação Ambiental Provita; Eligio Dacosta, líder indígena do povo Baniwa e coordenador-geral na Organización Regional de Pueblos Indígenas de Amazonas (Orpia); Yuneidy Pérez, coordenadora na Asociación Civil Afrodescendientes de Aripao; Luis Jiménez, coordenador-geral na Phynatura; e Karina Estraño, fundadora e coordenadora-geral do movimento Todos por el Futuro. 

A gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Gabriela Sampaio, ressalta que os encontros têm colaborado para a construção de uma carta que represente os interesses por um desenvolvimento sustentável, inclusivo e justo da região Pan-Amazônica. 

“Os debates anteriores com o Peru, o Equador e a Colômbia nos mostram o quão complexo e necessário é pensar em políticas públicas que estejam alinhadas com os interesses da sociedade civil e tradicional da PanAmazônia. Mas isso precisa chegar às mãos de quem detém o poder diplomático para realização de projetos mais amplos e até a Cúpula da Amazônia. A carta será confeccionada com todos os anseios discutidos nesses eventos”, reforça. 

 

Sobre os eventos 

Os eventos on-line com representantes da sociedade civil desses países são promovidos pela SDSN Amazônia, instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e secretariada pela FAS. Este é o quarto encontro da série especial de diálogo e articulação de demandas, que tem o objetivo de contribuir para o posicionamento e a incidência política da sociedade civil Pan-Amazônica, povos indígenas e comunidades locais na agenda climática global. 

Ao final dos encontros, será elaborada uma carta conjunta de reivindicações para apresentação aos chefes de Estados dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), durante a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA).  

Sobre a SDSN Amazônia  

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.  

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe