Lideranças ribeirinhas se reúnem em Manaus para debater Programa Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Lideranças ribeirinhas se reúnem em Manaus para debater Programa Bolsa Floresta

Lideranças ribeirinhas se reúnem em Manaus para debater Programa Bolsa Floresta
novembro 18, 2013 FAS

Lideranças ribeirinhas se reúnem em Manaus para debater Programa Bolsa Floresta

18/11/2013

Líderes comunitários de 15 Unidades de Conservação (UCs) estarão entre os dias 18 e 22 em Manaus participando do XI Encontro de Lideranças do Programa Bolsa Floresta (PBF). O encontro tem por objetivo avaliar e aprimorar as metodologias de implementação do Programa, reunindo cerca de 40 lideranças comunitárias, órgãos pUblicos, instituições socioambientais e a Marinha do Brasil. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), no Centro de Formação Maromba, Zona Centro Sul d e Manaus.
Estiveram presentes na solenidade a coordenadora geral do PBF, Valcléia Solidade, a titular da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Amaral, o coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), Antônio Witkoski e o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), Luiz Henrique Piva.
O Encontro de Lideranças é uma oportunidade de promover integração institucional entre Fundação, parceiros e associações comunitárias das UCs, além de debater de forma conjunta as políticas pUblicas federais, estaduais e municipais para a melhoria de qualidade de vida das reservas.
“Ã? uma oportunidade para darmos voz aos comunitários, que são os principais responsáveis por cuidarem do lugar onde moram. São eles que ditam o rumo do Bolsa Floresta, o programa gira em torno deles. Ã? muito importante termos todos  aqui presentes para ouvi-los”, comenta Valcleia Solidade, coordenadora geral do PBF.
Participam do evento FAS, a SDS, por meio do Ceclima e Ceuc, os Institutos de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), de Terras do Amazonas (Iteam), de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além das Secretarias de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), de SaUde (Susam) e de Segurança PUblica (SSP).
Também participarão da iniciativa a Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), da Eletrobrás Amazonas Energia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Marinha do Brasil.
“Viemos aqui em busca de melhoria para a nossa comunidade. Sabemos da importância de discutir com nossos amigos como as coisas andam em outras reservas, além de sermos ouvidos pelos órgãos pUblicos sobre nossa. Aqui a gente tem voz”, comenta Raimundo Teixeira Amanço, presidente da Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (Amepp).

Programação

Nesta segunda, estão previstos debates voltados ao controle ambiental, gestão territorial, saUde e educação em UCs. A Marinha do Brasil debaterá com as associações, a formação de práticos e piloteiros nas reservas do interior do Estado, a partir das 17h.
Amanhã, às 10h30, os comunitários poderão dialogar diretamente com o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana. Pela parte da tarde, a partir das 14h, será promovido o Seminário de Avaliação do PBF, no Auditório SumaUma, Departamento de Ciências Agrárias, Bloco 1 do Mini campus da UFAM. A atividade é aberta aos convidados de instituições, universidades e institutos de pesquisa interessados em debater sobre o Programa.
Na quarta (20), será a vez do Conselho Administrativo da Fundação participar do encontro, em uma conversa com os comunitários programada para as 11h. Na ocasião será assinado um convênio entre FAS e INPA voltado ao desenvolvimento de atividades de geração de renda em UCs.
Será inaugurada na quinta-feira, dia 21, a partir das 19h30, a Incubadora Rio Negro de Negócios Sustentáveis, um espaço para o desenvolvimento do empreendedorismo ribeirinho em unidades de conservação. Na ocasião será promovida mais uma edição do Papo Sustentável, que contará com a participação de FAS, INPA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Na sexta-feira, dia 22, às 9h, o Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani fará uma palestra endereçada aos ribeirinhos, apresentando sua experiência religiosa e social na Amazônia. O evento será aberto ao pUblico.