Livro mostra resultados e desafios do programa Bolsa Floresta, que beneficia anualmente mais de 9 mil famílias no Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Livro mostra resultados e desafios do programa Bolsa Floresta, que beneficia anualmente mais de 9 mil famílias no Amazonas

Livro mostra resultados e desafios do programa Bolsa Floresta, que beneficia anualmente mais de 9 mil famílias no Amazonas
fevereiro 7, 2022 FAS

Livro mostra resultados e desafios do programa Bolsa Floresta, que beneficia anualmente mais de 9 mil famílias no Amazonas

Anualmente, o Bolsa Floresta Familiar investe R$ 600 anuais por família, depositados no cartão das famílias participantes.

07/02/2022
Colaboradora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), fazendo cadastro de famílias na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim, localizada no município de Jutaí, no Amazonas.

Em comemoração ao seu aniversário de 14 anos, celebrado na terça-feira, dia 8 de fevereiro, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança o livro ‘Programa Bolsa Floresta: trajetória, lições e desafios de uma política pública inovadora para a Amazônia’. A obra reúne a história do programa de recompensa por serviços ambientais para famílias moradoras ou usuárias de 16 Unidades de Conservação (UCs) no Amazonas, beneficiando anualmente mais de nove mil famílias.

A publicação é dividida em quatro capítulos, que narram os temas: origem do Bolsa Floresta; evolução do programa; conhecimentos adquiridos sobre as realidades socioambientais nas UCs atendidas; e perspectivas de novos caminhos de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, a partir dos aprendizados do Bolsa Floresta.

De acordo com o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, espera-se que o livro contribua para o futuro ainda mais exitoso do programa em sua expansão no estado.

“Olhando para o futuro podemos sonhar com um programa fortalecido com o renovado compromisso do Governo. Esperamos que isso garanta um futuro ainda mais exitoso. Afinal, trata-se do maior programa de pagamento de serviços ambientais em florestas tropicais do mundo e o mais bem avaliado internacionalmente. É dever nosso e de todos os parceiros lutar pela sua perenidade e aprimoramento contínuo”, afirma Virgilio.

O Programa Bolsa Floresta é uma política pública estadual criada em 2007. Seus beneficiários têm adesão voluntária vinculada à participação em oficinas de capacitação em mudanças climáticas e serviços ambientais, e não abertura de novas áreas de roçado em florestas nativas. A partir de então, eles têm acesso a ações complementares nas áreas de geração de renda, melhoria da infraestrutura comunitária e empoderamento das associações.

Na Reserva Extrativista do Rio Gregório (Resex do Rio Gregório), as mudanças proporcionadas pelo Bolsa Floresta são exaltadas pela comunidade. “Antes, as pessoas trabalhavam mais e ganhavam menos, à base do extrativismo ilegal de madeira”, diz o presidente da Associação de Moradores Agroextrativistas do Rio Gregório (Amarge), Delziano Pinheiro. Porém, ele reconhece que no início foi difícil trabalhar com a conscientização das famílias para o uso sustentável, porque a antiga cultura vinha dos pais e avós.

Delziano Pinheiro aponta como as ações do projeto mudaram a mentalidade dos moradores. “Jovens que antes sonhavam ir embora para estudar e ter chance de uma nova vida agora encontram motivos para ficar, com planos de se tornarem líderes locais”, completa. “Hoje temos internet, o que sequer sonhávamos, e com isso fazemos videoconferência, recebemos atendimento de saúde por telemedicina, temos contato com o resto do mundo estando em local remoto na floresta, a mais de 200 km da sede do município mais próximo, Eirunepé”, destaca.

Anualmente, o Bolsa Floresta Familiar investe R$ 600 anuais por família, depositados no cartão das famílias participantes. A iniciativa faz parte do Programa Floresta em Pé (PFP) da FAS, que trabalha com geração de renda, empreendedorismo, infraestrutura comunitária e empoderamento de comunidades do Amazonas.

O livro está disponível de forma virtual no site, na seção “Livros”.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.