Manejar para Conservar apoia geração de renda na RDS Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Manejar para Conservar apoia geração de renda na RDS Rio Negro

Manejar para Conservar apoia geração de renda na RDS Rio Negro
julho 9, 2013 FAS

Manejar para Conservar apoia geração de renda na RDS Rio Negro

09/07/2013

Uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Instituto Camargo Correa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ICC/BNDES) pretende melhorar a qualidade de vida ribeirinha com geração de renda sustentável. O Projeto Manejar para Conservar, iniciado ano passado, potencializa a extração madeireira como alternativa para geração de renda na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, por meio do apoio à legalidade da atividade, realização de capacitações voltadas à adoção de boas práticas para a operação e gestão dos Planos de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala (PMFSPE), bem como o desenvolvimento de ações estruturantes. A expectativa é beneficiar mais de 160 famílias, em um incremento de renda que pode chegar à R$ 6 mil.

Na Ultima sexta-feira, 5, o Diretor Executivo do ICC, Francisco Azevedo, acompanhou o desenvolvimento das atividades dentro da RDS, nas comunidades Tiririca e Tumbira, acompanhado do superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.

Na reserva, o projeto apoia PMFSPE, modalidade de manejo florestal voltada  aos legítimos possuidores de terras com no máximo 500 hectares. O Manejar para Conservar investe na prática do manejo, amparando os beneficiários nos trâmites legais, capacitando-os no exercício das práticas comerciais do ramo e viabilizando infraestrutura específica para apoio à atividade.

Desde o início do projeto, já foram realizadas quatro oficinas para empoderamento do grupo produtivo, focadas na adoção de boas práticas e ao empreendedorismo. Cada uma atendeu a uma necessidade específica: planejamento, formação de preços e técnicas para negociação da madeira, elaboração de plano de aplicação de capital de giro, conhecimento da legislação e técnicas para boas práticas de extração de madeira.

Para viabilizar a iniciativa, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), parceiro da FAS, com a participação dos beneficiários realizou os inventários florestais e elaborou os planos de manejo e exploração submetidos ao licenciamento ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Uma rodada de negócios promovidas pela FAS foi realizada no início de 2013 e aproximou detentores do plano e possíveis compradores. Mais de 800 m³ foram negociados com os polos moveleiros de Novo Airão e Manacapuru, além da IndUstria de Pisos da Amazônia, que planeja uma compra significativa.

“Este projeto é totalmente alinhado ao Programa Bolsa Floresta. Os investimentos definidos no âmbito do PBF nas comunidades da RDS do Rio Negro no decurso dos Ultimos anos demonstram o claro interesse na viabilização de planos de manejo florestais como alternativa de geração de trabalho e renda e o projeto Manejar para Conservar complementa e incrementa a visão de desenvolvimento sustentável”, comenta Michelle Costa, coordenadora de Projetos  da FAS.

NUmeros

Hoje, a reserva conta com nove PMFSPE licenciados, credenciando a venda de mais de 3 mil m³ de madeira legalizada, de 46 espécies florestais de terra-firme. Em seu primeiro ano de operação, o projeto beneficiará diretamente mais de 160 famílias que vivem na reserva e poderá incrementar a renda bruta familiar em até R$ 6 mil, excluídos o pagamento de taxas, impostos e custos de transporte.