Evento Novas Fronteiras do Investimento Social reúne sociedade para discutir tema - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Evento Novas Fronteiras do Investimento Social reúne sociedade para discutir tema

Evento Novas Fronteiras do Investimento Social reúne sociedade para discutir tema
julho 4, 2013 FAS

Evento Novas Fronteiras do Investimento Social reúne sociedade para discutir tema

04/07/2013

Aconteceu na Ultima quarta-feira (3), no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AM), o evento Novas Fronteiras do Investimento Social, promovido pelo Instituto Camargo Correa (ICC).  A ação reuniu os segmentos empresarial, industrial e a sociedade civil para a apreciação de projetos de êxito voltados a melhoria da qualidade de vida de comunidades em várias partes do Brasil. Estiveram presente na iniciativa o diretor executivo do ICC, Francisco Azevedo, a coordenadora geral do Programa Bolsa Floresta (PBF), Valcléia Solidade e o superintendente técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), João Tezza.

O evento apresentou um estudo de caso sobre a estratégia de Investimento Social do Grupo Camargo Correa, elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC). O trabalho apontou aspectos inovadores e que tem papel transformador da realidade social e do relacionamento entre empresa e sociedade civil, utilizando o caso de sucesso no município de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Lá, as iniciativas Infância Ideal, Escola Ideal e Futuro Ideal beneficiaram diretamente as comunidades, valorizando a articulação de saberes e experiências comunitárias nas escolas e na própria indUstria.

“A gente pode sentir o legado deixado para a comunidade, que entende que a empresa é uma coisa coletiva, de todos. A legitimidade das indUstrias depende disso e ações de envolvimento deveriam existir desde a fase de planejamento”, declarou Nisia Werneck, professora associada da FDC.

FAS e Instituto Camargo Corrêa

Atualmente, FAS e ICC atuam no Projeto Manejar para Conservar, que tem como área de atuação a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A iniciativa potencializa o manejo de madeira sustentável dentro da reserva, investindo em ações estruturantes e capacitações para ribeirinhos de nove comunidades. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 160 famílias, com uma renda que pode chegar até R$ 6 mil, descontados impostos.