NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma : FAS Amazônia
14/09/2014
Outros

NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma


Desde que o ensino fundamental chegou ao rio Mariepaua, cerca de 28 alunos já se formaram no 9º ano. A modalidade é oferecida pelo NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Abelha, construída pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com um apoio do Grupo Abril e da Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã-AM (225 km de Manaus). A metodologia está adaptada à dinâmica do Rio Mariepaua, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, que enfrenta seca durante quatro meses no verão amazônico.
“Toda formatura no NCS Abelha é sempre um momento de muita emoção, pela dificuldade que os alunos enfrentam para vir ao NUcleo. Essa estrutura é uma oportunidade muito grande pra eles, e vê-los estudando aqui é um aprendizado para nós”, explica o gestor do NCS Abelha, Carlos Rui.
Estudam na Escola Municipal Victor Civita, que faz parte do NCS, 81 alunos, distribuídos em três turmas do 6° ao 7° anos do ensino fundamental e em dois blocos do Ensino de Jovens e Adultos â?? EJA, nas series de 8º e 9º ano.  Nessa modalidade, 28 deles receberam diplomas de conclusão do ensino fundamental, nas primeiras turmas formadas desde a inauguração, em 2012.
“Mais importante que o ensino formal é a didática que é utilizada no curso, com várias atividades interdisciplinares de apoio. A participação deles e a vontade de aprender são coisas inspiradoras”, comenta a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra.
Já os alunos dos 6° e 7° anos, que seguem na jornada, receberam o Caderno de Atividades Complementares, elaborado pela gerência do Programa de Educação e SaUde da FAS. O caderno será guia para os quatro meses de estudos em casa, com acompanhamento periódico dos professores de cada disciplina.