NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma

NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma
setembro 14, 2014 FAS

NCS Abelha forma 28 alunos em nível fundamental na RDS do Juma

14/09/2014

Desde que o ensino fundamental chegou ao rio Mariepaua, cerca de 28 alunos já se formaram no 9º ano. A modalidade é oferecida pelo NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Abelha, construída pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com um apoio do Grupo Abril e da Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã-AM (225 km de Manaus). A metodologia está adaptada à dinâmica do Rio Mariepaua, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, que enfrenta seca durante quatro meses no verão amazônico.
“Toda formatura no NCS Abelha é sempre um momento de muita emoção, pela dificuldade que os alunos enfrentam para vir ao NUcleo. Essa estrutura é uma oportunidade muito grande pra eles, e vê-los estudando aqui é um aprendizado para nós”, explica o gestor do NCS Abelha, Carlos Rui.
Estudam na Escola Municipal Victor Civita, que faz parte do NCS, 81 alunos, distribuídos em três turmas do 6° ao 7° anos do ensino fundamental e em dois blocos do Ensino de Jovens e Adultos â?? EJA, nas series de 8º e 9º ano.  Nessa modalidade, 28 deles receberam diplomas de conclusão do ensino fundamental, nas primeiras turmas formadas desde a inauguração, em 2012.
“Mais importante que o ensino formal é a didática que é utilizada no curso, com várias atividades interdisciplinares de apoio. A participação deles e a vontade de aprender são coisas inspiradoras”, comenta a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra.
Já os alunos dos 6° e 7° anos, que seguem na jornada, receberam o Caderno de Atividades Complementares, elaborado pela gerência do Programa de Educação e SaUde da FAS. O caderno será guia para os quatro meses de estudos em casa, com acompanhamento periódico dos professores de cada disciplina.