Nova etapa de capacitação do Projeto Primeira Infância Ribeirinha começa em agosto - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Nova etapa de capacitação do Projeto Primeira Infância Ribeirinha começa em agosto

Nova etapa de capacitação do Projeto Primeira Infância Ribeirinha começa em agosto
julho 18, 2014 FAS

Nova etapa de capacitação do Projeto Primeira Infância Ribeirinha começa em agosto

18/07/2014

O Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR), desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a Secretaria de Estado da SaUde (Susam), segue levando para comunidades ribeirinhas ações voltadas à valorização do desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, com financiamento da Fundação Bernard Van Leer. A Ultima etapa de capacitação dos agentes de saUde da reserva, que compreende 19 comunidades situadas às margens do Rio Negro, está programada para os dias 14, 15 e 16 de agosto.
A ação tem como objetivo capacitar agentes de saUde em desenvolvimento infantil, na metodologia elaborada pela FAS, com apoio de especialistas e da Susam. São lecionadas técnicas voltadas ao atendimento e atenção à criança, com ênfase na estratégia e conteUdo da visitação e na situação atual da infância nas comunidades ribeirinhas. Hoje, 210 crianças já foram beneficiadas com o projeto.
O resgate da autoestima dos agentes de saUde também passou pela melhoria de condições de trabalho. Os participantes receberam, além do treinamento técnico, a “Maleta da Primeira Infância”, contendo mochila, boné, caderneta da criança, maleta infância, balança, fita métrica, aparelho de pressão, material didático da Unicef e o guia prático do agente comunitário.
“Os resultados das capacitações anteriores foram animadores. Elas despertaram um enorme entusiasmo nos agentes, que passaram a realizar uma sequência estruturada de 93 visitas domiciliares que contemplam mulheres gravidas e crianças de zero a seis anos. E em cada visita, são acompanhados os principais indicadores de desenvolvimento infantil como a capacidade motora, socioafetiva, cognitiva e de linguagem,” explica a enfermeira Rhamilly Amud Karam, coordenadora da iniciativa.
O período entre zero a seis anos é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ã? uma fase determinante para a capacidade de cognição e sociabilidade do indivíduo, em que o cérebro absorve boa parte das informações para o futuro. O amadurecimento, nesse período, depende do desenvolvimento e da arquitetura do cérebro.
“Esse projeto já apresenta suas primeiras lições. Primeiro, é possível dizer que já temos um modelo de atendimento à primeira infância adaptado à realidade ribeirinha da Amazônia. Entretanto, é necessário avaliar e aprimorar essa metodologia. Segundo, ficou clara a importância das parcerias envolvendo instituições não governamentais, órgãos de governo e instituições de pesquisa. Essas parcerias foram essenciais para os avanços alcançados”, esclarece o superintendente da FAS, Virgílio Viana.

PIR como referência internacional

O projeto tem sido credenciado em vários eventos de saUde para a primeira infância na América Latina. O PIR esteve no XI Encontro Internacional sobre Primeira Infância e Educação Pré-Escolar, organizado pelo Centro Latino-Americano de Referência para a Educação Infantil, o Ministério da Educação e do Centro de Conferências Internacional da RepUblica de Cuba, entre os dias 8 a 11 de julho. Em maio, ele contribuiu no planejamento da Rede Panamericana da Investigação em Visitação Domiciliar, que reuniu programas de saUde infantil de várias partes da América Latina em Santiago, no Chile.