Oficina discute certificação de madeira manejada na RDS Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Oficina discute certificação de madeira manejada na RDS Rio Negro

Oficina discute certificação de madeira manejada na RDS Rio Negro
março 18, 2015 FAS

Oficina discute certificação de madeira manejada na RDS Rio Negro

18/03/2015

O Projeto Manejar para Conservar, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceira com o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, promoveu no dia 28 de fevereiro uma oficina voltada à certificação de madeira na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. O objetivo da capacitação foi discutir com os manejadores e lideranças comunitárias a viabilidade do processo de certificação FSC® da produção madeireira da região, e avaliar o desempenho das atividades do projeto ao longo dos Ultimos dois anos. A ação foi realizada na comunidade Tumbira, no município de Iranduba-AM (74 km de Manaus).
A ação orientou os 28 manejadores do projeto sobre as vantagens da adoção de boas práticas no manejo florestal: a madeira certificada traz mais competitividade na comercialização e abre possibilidades em vários mercados, por ter mais valor agregado. Além disso, o processo de certificação cumpre um conjunto de requisitos de controle e segurança na atividade, o que garante maior aproveitamento da madeira extraída e conservação do potencial nativo da região.
“O processo de certificação trará muitos benefícios para os manejadores que trabalharem de forma legalizada e para a floresta. A madeira se valoriza e pode buscar novos mercados para comercialização, fortalecendo a cadeia produtiva da região”, explica o assistente de projetos técnicos da FAS, Marilson Rodrigo.
A oficina também avaliou o desempenho do projeto ao longo dos anos de 2012, 2013 e 2014, e serviu para a elaboração do planejamento participativo das atividades de manejo para 2015. Os trabalhos incluem a realização de vistorias e visita técnicas do projeto, a realização de capacitações voltadas à melhoria no processo de extração da madeira, e a confecção de inventários do potencial atual a ser explorado: documentos que registram as espécies de árvores em cada localidade e determinam o nUmero a ser extraído via manejo.
Toda a atividade é viabilizada mediante planos de manejo, documentos aprovados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) que regem a exploração nas comunidades participantes. Este ano, a ideia é realizar a aprovação de 14 planos: 10 com novos inventários e quatro com renovação de inventários já realizados em anos anteriores.
“A ideia é potencializar o manejo aproveitando a estrutura adquirida no primeiro ano do projeto. Hoje os comunitários contam com um trator e uma balsa para o transporte da madeira extraída, o que reduz o custo operacional e facilita a negociação com os compradores dos municípios”, comenta Marilson.
A ação é fruto de uma parceria entre FAS, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) e IPAAM, e Associação de Moradores da RDS Rio Negro.
Manejar para Conservar
O projeto Manejar para Conservar tem como objetivo apoiar a geração de renda para 250 famílias direta e indiretamente, por meio do manejo sustentável de madeira na RDS Rio Negro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre FAS, o Instituto Camargo Correa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ICC/BNDES). O projeto foi vencedor da categoria Natureza da edição 2015 do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha. Veja mais!