Papa Francisco nomeia superintendente da FAS como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Papa Francisco nomeia superintendente da FAS como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais

Papa Francisco nomeia superintendente da FAS como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais
setembro 14, 2021 FAS

Papa Francisco nomeia superintendente da FAS como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais

14/09/2021
Encontro de superintende geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana, com o Papa Francisco no Vaticano.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) deu mais um passo importante para conscientização sobre a importância de manter a floresta em pé. O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. O órgão do Vaticano tem como objetivo promover o estudo e o progresso das ciências sociais, principalmente economia, sociologia, direito e ciências políticas. 

“É com muita honra e um senso de responsabilidade ampliada que recebi a nomeação como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais pelo Papa Francisco. Recebo esse convite com a humildade de quem sabe que o desafio pela frente é muito maior do que o que já pude fazer até agora”, declara Viana.

Em 2016, Viana já havia convidado pessoalmente o Papa Francisco para visitar a Amazônia durante o 3º Simpósio da Juventude do Vaticano, realizado pela Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). 

Na ocasião, foi entregue uma carta assinada em conjunto com o então Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que demonstrava a satisfação da Arquidiocese e da cidade de Manaus em receber o papa em solo amazonense.

Declaração conjunta sobre a mudança climática

Em uma iniciativa inédita, o Papa Francisco, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo de Cantuária Justin Welby se uniram para alertar sobre a urgência da sustentabilidade ambiental, o impacto sobre a pobreza e a importância da cooperação global. No documento pediram às pessoas que orem, nesta época cristã da Criação, pelos líderes mundiais antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26, que acontece em novembro. 

“Creio que o Papa Francisco, ao fazer essa nomeação, teve em mente o caráter simbólico de nomear um cientista da Amazônia para posição tão relevante. Todos sabemos da elevada prioridade dada pelo pontífice à região, inspirado especialmente pelo Cardeal D. Claudio Hummes, que liderou o Sínodo da Amazônia e que agora atua como presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Ao assumir esse novo desafio e mantendo minhas funções na Fundação Amazônia Sustentável, recebo esse chamamento como uma oportunidade de renovar e ampliar meu engajamento com a missão de perpetuar a Amazônia viva, com todos e para todos. Essa é uma porta de entrada para colocarmos a Amazônia no centro de discussões da Academia”, completa Viana.

Sobre Virgilio Viana

Superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, é engenheiro florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard e Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida (EUA). É Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Entre 2003 e 2008, ele foi o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Neste período, o desmatamento no estado caiu 70% e as áreas de Unidades de Conservação (UCs) cresceram 135%. Para chegar a esses índices, Virgilio atuou nas criações do primeiro Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil.

Além de superintendente-geral da FAS, Virgilio é coordenador de uma iniciativa da ONU, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN), um dos fundadores do Instituto Amigos da Amazônia (iAMA) e um dos principais nomes em atuação na defesa da conservação da floresta amazônica.