Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia : FAS Amazônia
15/04/2011
Outros

Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia


Membros do parlamento australiano, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Harry Jenkins, visitaram a sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, com o objetivo de conhecer as iniciativas da Instituição que são referências mundiais em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Programa Bolsa Floresta e o projeto de REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação) da RDS Juma, em Novo Aripuanã.

 

Jenkins (1º E) liderou comitiva australiana (foto Monick Maciel)

O Bolsa Floresta é o maior programa de pagamento por serviços ambientais em extensão do mundo, abrangendo uma área superior a 10 milhões de hectares. Já o projeto de REDD do Juma foi validado seguindo critérios de certificação internacional e recebeu padrão de qualidade ouro, sendo o primeiro do mundo a ser incluído nesse padrão.

 

PSA foi tema da pauta da reunião na sede da FAS

A delegação australiana, liderada por Harry Jenkins, foi recebida pelo superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, na última segunda-feira (11). “O Programa Bolsa Floresta é um exemplo de modelo que envolve questões ambientais e desenvolvimento sustentável, política muito parecida com a que a Austrália pretende propor para ajudar países em desenvolvimento, como a Indonésia, para reduzir o desmatamento”, destacou Harry Jenkins. Na Australia, o mercado de carbono está em discussão.