Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia

Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia
abril 15, 2011 FAS

Parlamentares da Austrália conhecem Bolsa Floresta na Amazônia

15/04/2011

Membros do parlamento australiano, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Harry Jenkins, visitaram a sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, com o objetivo de conhecer as iniciativas da Instituição que são referências mundiais em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Programa Bolsa Floresta e o projeto de REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação) da RDS Juma, em Novo Aripuanã.

 

Jenkins (1º E) liderou comitiva australiana (foto Monick Maciel)

O Bolsa Floresta é o maior programa de pagamento por serviços ambientais em extensão do mundo, abrangendo uma área superior a 10 milhões de hectares. Já o projeto de REDD do Juma foi validado seguindo critérios de certificação internacional e recebeu padrão de qualidade ouro, sendo o primeiro do mundo a ser incluído nesse padrão.

 

PSA foi tema da pauta da reunião na sede da FAS

A delegação australiana, liderada por Harry Jenkins, foi recebida pelo superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, na última segunda-feira (11). “O Programa Bolsa Floresta é um exemplo de modelo que envolve questões ambientais e desenvolvimento sustentável, política muito parecida com a que a Austrália pretende propor para ajudar países em desenvolvimento, como a Indonésia, para reduzir o desmatamento”, destacou Harry Jenkins. Na Australia, o mercado de carbono está em discussão.