Prêmio reconhece experiências na Amazônia como soluções aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Prêmio reconhece experiências na Amazônia como soluções aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Prêmio reconhece experiências na Amazônia como soluções aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
junho 17, 2015 FAS

Prêmio reconhece experiências na Amazônia como soluções aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

17/06/2015

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SDSN Amazônia. Lançada na COP20, em dezembro passado, em Lima, no Peru, a iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia â?? SDSN Amazônia (sigla em inglês), integrante do projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU), visa identificar e reconhecer as melhores soluções para questões socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Poderão participar da iniciativa as ações realizadas e implementadas por organizações privadas, pUblicas, acadêmicas e do terceiro setor da Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As inscrições vão até 31 de agosto de 2015, e devem ser feitas a partir de submissão eletrônica pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo site fas-amazonia.org e e-mail [email protected]

CONFIRA O REGULAMENTO DO PRÃ?MIO!

O Prêmio SDSN-Amazônia está organizado em cinco categorias: Educação, Mineração, Gestão de Ãreas Protegidas, Gestão de Terras Indígenas e Infraestrutura.

Uma comissão de especialistas nos temas envolvidos julgará os projetos inscritos e indicará dez finalistas e três vencedores em cada categoria, a partir dos critérios de avaliação: clareza, apresentação e profundidade do conteUdo do projeto; adequação do projeto à categoria temática proposta; potencial de replicabilidade do projeto; relevância do projeto para especificidades da Amazônia; originalidade e inovação da iniciativa; formação de redes e parcerias intersetoriais; uso de metodologias participativas; e visão de futuro do projeto.

Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores terão suas experiências divulgadas na Plataforma SDSN-Amazônia como exemplos de soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão sendo definidos pela ONU para vigorarem entre 2015 e 2030. Além disso, serão estimulados, por um ano, a participarem de eventos que disseminem sua solução.
Os empreendimentos de infraestrutura têm ampliado o volume de investimentos na região amazônica, trazendo desafios locais para a gestão na Amazônia e gerando impactos socioambientais significativos no ecossistema, como emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs). “Por essa razão, o Prêmio não pretende avaliar os setores e empreendimentos em si, mas sim a superação dos desafios para a conservação da Amazônia. Estes exemplos devem servir de modelo para diversas regiões”, comenta Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e presidente da SDSN-Amazônia.
O Prêmio SDSN-Amazônia é realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) por meio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Centro Rio+, Vale e Instituto Carmargo Correa. A iniciativa ainda conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
SDSN Amazônia:
As redes nacionais e regionais são estabelecidas para acelerar a resolução de problemas práticos para o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional. A SDSN-Amazônia é uma delas. A SDSN-Amazônia tem como principal objetivo reunir os centros de geração de conhecimento na Amazônia para facilitar a resolução dos problemas que impedem que seu desenvolvimento seja sustentável. 
Sobre a FAS:
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010), da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Os dois principais programas implementadas são o Programa Bolsa Floresta e o Programa de Educação e SaUde. Saiba mais: fas-amazonia.org.