Produção Sustentável é tema de curso pioneiro na RDS Uacari - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Produção Sustentável é tema de curso pioneiro na RDS Uacari

Produção Sustentável é tema de curso pioneiro na RDS Uacari
julho 19, 2013 FAS

Produção Sustentável é tema de curso pioneiro na RDS Uacari

19/07/2013

O Centro Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) levará para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari um curso pioneiro no Brasil. O Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação (UCs), fruto de uma demanda dos próprios comunitários, será ministrado no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Bauana, construído este ano pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a HRT Ã?leo e Gás.

A iniciativa tem por objetivo formar técnicos em produção sustentável para suprir a demanda de trabalho local, e permitir a atuação técnica nas comunidades da reserva. O curso tem duração de dois anos e está voltado a moradores de UCs com ensino médio completo, que participaram de processo seletivo para o preenchimento de 50 vagas.

A ação é fruto de uma parceria com Prefeitura Municipal de Carauari, o CETAM, o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), a Associação de Moradores da RDS Uacari (AMARU), e do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS).

Almires Gondim, presidente da Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, destaca que o curso vem suprir uma demanda comunitária.

“Ã? uma ótima oportunidade para todos os moradores da RDS e da Resex (Reserva Extrativista) Médio Juruá. Há uma demanda crescente de alunos, uma vez que um curso desse tipo é muito solicitado até na sede do município (Carauari-AM)”, comenta.

O coordenador do Programa de Educação e SaUde da FAS, e Leandro Pinheiro, explica que a qualificação dos comunitários aperfeiçoa o gerenciamento de empreendimentos de geração de renda apoiados pelo Programa Bolsa Floresta nas UCs.

“O objetivo é qualificar os comunitários para que possam aprimorar a gestão dos investimentos do Bolsa Floresta e outras iniciativas em andamento. Quanto maior a qualificação dos comunitários, maior o êxito no gerenciamento dos projetos de renda nas reservas”, explica.

Educação nas UCs

Vários cursos estão sendo ofertados em UCs atendidas pelo Bolsa Floresta, em parceria com o CETAM. São sete NCSs espalhados pelo Estado, abrigando capacitações em várias áreas,. Informações estão disponíveis com os gestores dos NUcleos, no site www-fas-amazonia.org, ou no telefone 0800 722 6459.