Programa Ciência na Escola estimula projetos na RDS do Juma - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Programa Ciência na Escola estimula projetos na RDS do Juma

Programa Ciência na Escola estimula projetos na RDS do Juma
dezembro 8, 2010 FAS

Programa Ciência na Escola estimula projetos na RDS do Juma

08/12/2010

Por Felipe de Paula/FAS

Serão apresentados hoje (08/dez), os cinco projetos de pesquisa científica dos alunos da escola J.W. Mariott Jr., ligada ao Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Samuel Benchimol, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma (Rio Aripuanã/AM). Os projetos são fruto de uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE). 

O programa, que une o conhecimento teórico-científico ao conhecimento prático-empírico desenvolvido pelos alunos na escola, permitiu aos alunos a realização de várias atividades empreendedoras durante o ano, tais como: a implantação de uma horta de plantas medicinais, a realização de palestras sobre alimentação saudável para as famílias moradoras da RDS e a elaboração de um cardápio nutricional para melhorar a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos.

Destacando desde o estudo das plantas medicinais da Amazônia até o estado da educação das populações tradicionais residentes na RDS do Juma, os projetos foram todos voltados à realidade local do homem da região Amazônica, mais especificamente da RDS do Juma. Outro projeto de pesquisa investigou ainda a transformação dos hábitos alimentares dos comunitários da região.

A coordenadora institucional do Projeto Juma, Raquel Luna Viggiani, relata que antes da escola, os alunos tinham que fazer o ensino Fundamental na sede do município, ou deixar de fazê-lo. Ela destaca ainda a importância desses projetos para melhoria da motivação e a consequente melhoria na qualidade da educação na escola. “Além de reforçarem a pesquisa como proposta pedagógica da escola, esses projetos motivam professores e alunos a melhorar a qualidade da educação e obter mais resultados práticos”, ressaltou Raquel.

A banca avaliadora que fará o relatório final dos cinco projetos será composta pela FAS, pela Fapeam e Seduc.

Escola J.W. Marriott Jr. – NCS do Juma

A escola J.W Marriot Jr. foi criada em maio de 2007, com recursos da rede hoteleira Marriott International América Latina e é ligada ao Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. As aulas são ministradas por professores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

A proposta pedagógica da escola prioriza a pesquisa como ferramenta educativa, o incentivo ao empreendedorismo, a contextualização com a realidade local, o resgate à cultura local e valorização dos saberes etno-ecológicos, tudo isso dentro de uma metodologia transdisciplinar, em que as disciplinas são tratadas de maneira integrada.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a Fapeam e as secretarias de educação estadual e municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

 

Sobre a FAS – Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não- governamental e fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco.

 

Com a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais, a FAS tem como prioridade implementar o Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais no mundo, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.