Livro "Unidades de Conservação do Amazonas" - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Livro “Unidades de Conservação do Amazonas”

Livro “Unidades de Conservação do Amazonas”
junho 7, 2022 FAS

Livro “Unidades de Conservação do Amazonas”

Capa de publicação sobre Unidades de Conservação do Amazonas, com dois homens segurando um pirarucu.

O livro “Unidades de Conservação do Amazonas: histórico, presente e futuro” foi desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Sema, com apoio do Andes Amazon Fund – AAF, e apresenta todo o contexto onde estão inseridas as Unidades de Conservação, em seus diversos níveis de gestão. Serão abordados suas características, benefícios, perfil econômico, bem como as oportunidades futuras para a gestão de áreas protegidas na Amazônia.

O documento resume fatos e elementos importantes para a valorização das UCs do Amazonas como territórios de importância estratégica para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

A publicação é dividida em oito capítulos, com os seguintes tópicos:

  • Áreas protegidas da Amazônia;
  • Benefícios das Unidades de Conservação;
  • Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC;
  • Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEUC;
  • Unidades de Conservação no Amazonas;
  • Perfil social das Unidades de Conservação;
  • Perfil econômico das Unidades de Conservação;
  • Perspectivas de futuro e oportunidades para a gestão das UCs.

A Amazônia é um dos mais extensos biomas do mundo. Compartilhada por nove países da América do Sul, abrange a maior floresta tropical do planeta: um total de 7,8 milhões de quilômetros quadrados no continente, igual a dois terços de toda a Europa. A área abriga uma expressiva fatia da biodiversidade do planeta, além de ser um dos maiores estoques globais de carbono e ainda desempenha papel vital para a regulação dos ciclos hidrológicos no continente sul americano e fora dele.

São 20 bilhões de toneladas de água transpiradas ao dia, por aproximadamente 400 bilhões de árvores, nesta que é a mais extensa bacia hidrográfica da Terra. A Amazônia reúne 1.100 rios – e o maior deles, o Amazonas, despeja cerca de 175 milhões de litros d’água por segundo no Oceano Atlântico.

Como considerações do documento, os resultados já alcançados apontam para a necessidade de consolidar as áreas já protegidas e ampliar as UCs em terras públicas ainda não destinadas e que não devem ficar à mercê da grilagem. Para isso, é essencial compreender o papel das UCs para o futuro do Amazonas.

Diante da expressiva dimensão de florestas conservadas no Amazonas, o futuro das Unidades de Conservação (UCs) estaduais passa pelo potencial de um novo eixo de desenvolvimento regional: a bioeconomia, com inovações tecnológicas, industrialização e agregação de valor aos insumos da biodiversidade, com integração do conhecimento tradicional e do extrativismo praticado pelas comunidades ribeirinhas como importante base de fornecimento.

Baixar Publicação