RDS do Uatumã ganha Núcleo de Conservação e Sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

RDS do Uatumã ganha Núcleo de Conservação e Sustentabilidade

RDS do Uatumã ganha Núcleo de Conservação e Sustentabilidade
março 11, 2010 FAS

RDS do Uatumã ganha Núcleo de Conservação e Sustentabilidade

11/03/2010

Por Monick Maciel

A comunidade São Francisco do Caribi, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no município de Itapiranga, estará em festa neste sábado (dia 13). Será inaugurado o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade do Uatumã, complexo educacional que possui uma proposta pedagógica inovadora ao valorizar o conhecimento do homem da floresta e sua capacidade de participar ativamente do desenvolvimento da reserva.

O Núcleo foi construído pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com recursos próprios e da empresa italiana Yamamay, e será entregue para a gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que possui convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), responsável pela gestão das Unidades de Conservação. A construção faz parte de uma parceria que tem como objetivo apoiar as atividades de educação nas áreas de atuação do Programa Bolsa Floresta, gerenciado pela FAS.

Participarão da inauguração o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, o secretário de estado da Educação, Gedeão Amorim, o presidente do Conselho de Administração da FAS, Luiz Fernando Furlan, demais conselheiros e comitê executivo da FAS e convidados. Cerca de 400 comunitários de diversas localidades da reserva devem comparecer ao evento de inauguração.

Núcleo do Uatumã em fase de construção

Núcleo do Uatumã (foto realizada em fase de construção da obra)

O Núcleo é composto de três construções – Escola Estadual, Casa Familiar da Floresta e Casa do Professor. A escola vai atender às diversas comunidades da Reserva. O modelo é o mesmo implementado com sucesso pela FAS na Reserva do Juma, no município de Novo Aripuanã.  

A proposta pedagógica inovadora abrange um modelo de educação adaptado para a realidade local, tendo como característica o uso da pedagogia da alternância, que divide o tempo de aprendizagem entre a escola e a comunidade. Diante disso, os alojamentos Casa do Professor e Casa Familiar da Floresta servirão para professores e alunos morarem durante o período de aulas, regressando para suas casas no fim de semana.

As aulas também são adaptadas à realidade local, pois os alunos aprenderão na prática as melhores técnicas sustentáveis de agroecologia, permacultura e sistemas agroflorestais para serem aplicadas nas áreas de suas comunidades. Outra característica do Núcleo são as práticas sustentáveis como captação de água da chuva, biodigestor e energia solar.

O Núcleo tem 424 mil hectares e possui capacidade para atender 70 alunos, do Ensino Fundamental e Pró-Jovem. Na construção foram utilizadas madeira de manejo da região e telhas recicladas.

RDS do Uatumã

Na RDS do Uatumã, 325 famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF), num total de 1.143 pessoas. A RDS do Uatumã situa-se no município de Itapiranga e em São Sebastião do Uatumã. A RDS possui um total de 21 comunidades.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Para mais informações, visite nosso website: fas-amazonia.org.br.

 

__________________________________

Mais informações:

Monick Maciel Coordenadora de Comunicação

55 92 4009-8900 | 8159-1130

[email protected]

fas-amazonia.org

twitter.com/fasamazonas