Rede ligada à ONU seleciona novos parceiros para implementação da Agenda 2030 na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Rede ligada à ONU seleciona novos parceiros para implementação da Agenda 2030 na Amazônia

Rede ligada à ONU seleciona novos parceiros para implementação da Agenda 2030 na Amazônia
abril 25, 2023 FAS

Rede ligada à ONU seleciona novos parceiros para implementação da Agenda 2030 na Amazônia

Networking, troca de conhecimentos, apoio institucional e inclusão em temas contemporâneos são benefícios que a adesão proporciona

25/04/2023
Homem coletando açaí na Amazônia.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) está em busca de novos parceiros que tenham o objetivo de contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas (ONU) e da Agenda 2030 na região amazônica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma online, por meio do site: https://sdsn.fas-amazonia.org/participe/seja-membro/. 

Criada em 2014 na cidade de Manaus (AM), a SDSN Amazônia é o escritório regional da SDSN Global, ligada à ONU, e tem a missão de mobilizar o ecossistema local para a criação de soluções que visam o pleno desenvolvimento da região. Ou seja, propostas fundamentadas no tripé da sustentabilidade ambiental, econômica e social. A SDSN Amazônia é secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).  

Aberta para organizações sem fins lucrativos, a instituição está recrutando novos parceiros para integrarem sua rede de membros. Podem se inscrever universidades, centros de pesquisa, fundações, organizações da sociedade civil, organizações multilaterais e movimentos jovens dos nove países da Pan-Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. 

Os associados atuam na promoção de políticas, negócios, pesquisas e soluções sustentáveis. Entre os benefícios de participar da Rede SDSN Amazônia, a instituição proporciona o contato com uma extensa lista de networking; intercâmbio de conhecimento, com acesso a novidades científicas; apoio institucional em seus projetos, visibilidade internacional; inclusão em debates sobre temas contemporâneos; e ampla divulgação de suas iniciativas. 

Atualmente, a rede tem mais de 170 membros, enquanto a SDSN Jovem Amazônia reúne mais de 40, oriundos de todos os países da Pan-Amazônia, com exceção do Suriname.  

”A SDSN Amazônia é uma rede capaz de amplificar vozes locais e regionais, potencializando as possibilidades de que essas organizações estejam em um cenário global de influência e de relações. Existe uma grande diversidade de organizações e isso é o que torna a SDSN Amazônia mais forte e melhor colocada no ecossistema”, comenta a secretária-executiva da SDSN Amazônia, Júlia Garcia. 

O processo de solicitação para novos membros tem fluxo contínuo e é aberto durante todo o ano. As instituições interessadas na adesão devem acessar a página “Seja Membro”, no site da SDSN Amazônia, e preencher o formulário que melhor se adequa à organização. Tanto em caso de aprovação ou rejeição de associação, a SDSN Amazônia entrará em contato via e-mail. 

 

Sobre a SDSN Amazônia 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia. 

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos da imagem: Dirce Quintino